O Japão planeja considerar a covid-19 uma doença com patamar semelhante ao da gripe. A ideia é por fim à quarentena para pacientes com coronavírus e as recomendações de uso de máscara. Este anúncio foi feito pelo primeiro-ministro japonês Fumio Kishida. Trata-se do primeiro país a fazer essa movimentação. As informações são do jornal O Globo.
Ainda não foi definido o momento exato em que a doença passará por esse "rebaixamento" de classificação. A ideia é que a mudança ocorra na primavera. Com a mudança, a doença deixará de integrar o grupo de controle de grau dois, como a tuberculose, e passará a integrar o grau cinco, o mais baixo de todos, semelhante à gripe.
No atual momento da pandemia, o governo japonês recomenda o uso de máscaras em ambientes fechados. O equipamento tem recomendação de retirada quando é possível ficar em uma distância de ao menos dois metros de outras pessoas. Ao ar livre, o uso da máscara só é recomendado em meio a multidões.
Embora as medidas restritivas estejam em declínio, o Japão ainda têm médias móveis de novas infecções no patamar de 100 mil casos.