A internação do ator e humorista Renato Aragão, 87 anos, com acidente isquêmico transitório, também chamado de ataque isquêmico transitório (AIT) gera dúvida sobre as causas, sintomas e tratamento da doença. O artista se sentiu mal e foi levado pela esposa, Lilian Aragão, para o Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Conforme o site Manual MSD, o acidente transitório, em geral, se dá quando a gordura lateral da artéria do coração se desprende e desloca-se pelo organismo até chegar ao cérebro. Ao acessar essa área, ela bloqueia o fluxo sanguíneo momentaneamente, causando o problema.
A boa notícia é que a alteração que provoca o bloqueio de fornecimento de sangue ao cérebro dura menos de uma hora. O segundo ponto tranquilizador para quem passa por um AIT é a ausência de sequelas permanentes.
A manifestação do ataque isquêmico transitório é muito parecida com o acidente vascular cerebral isquêmico e inclui sensibilidade anormal em um lado do corpo ou perda súbita da sensibilidade, fala com maior dificuldade e de forma arrastada, falha para compreensão da linguagem, perda da visão ou olhar turvo, e tontura aliada a perda de equilíbrio.
Diagnóstico
A descrição dos sintomas, aliados a exames de imagem e sangue são imprescindíveis para identificar a doença, que costuma ser tratada com medicação e em alguns casos intervenções cirúrgicas para evitar que o problema transitório retorne, dessa vez como um acidente vascular cerebral isquêmico.
Como o problema geralmente ocorre entre pessoas de meia idade e idosos, a recomendação é ter cuidado com o colesterol, níveis de açúcar no sangue, além de controle do diabetes e do peso. Também é recomendado evitar o estresse, melhorar a alimentação, praticar atividade física e parar de fumar, no caso do paciente ser tabagista.
O ataque isquêmico transitório leva à internação para acompanhamento do paciente e possíveis intervenções.