Assim como nos últimos anos da pandemia, prefeituras do Litoral Norte se preparam para receber o grande fluxo de turistas durante o veraneio em meio à nova onda de casos de covid-19 no Rio Grande do Sul. Cidades terão reforço nas equipes de saúde e oferecerão vacinas e testes rápidos contra a covid-19 para moradores e turistas.
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS) destaca que, como parte da Operação RS Verão Total, transferiu R$ 2,52 milhões de reais para reforçar a estrutura de saúde litorânea de hospitais, pronto-atendimentos e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Apenas para reforçar o atendimento das ambulâncias do Samu nos litorais Norte e Sul, serão R$ 736,5 mil, o que deve beneficiar 19 cidades com grande fluxo de veranistas de outras partes do Estado.
A despeito do aumento da transmissão de casos nesta nova onda, a ocupação hospitalar é baixa: dos 2.181 leitos clínicos da macrorregião Metropolitana de saúde, o que inclui Porto Alegre e cidades do Litoral Norte, menos de 17% estão ocupados com pacientes com coronavírus, segundo estatísticas do governo do Estado.
Especificamente do Litoral Norte, havia 11 pacientes internados em leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com coronavírus nesta semana, de acordo com boletim divulgado na quarta-feira (21).
O governo do Estado vem abastecendo as prefeituras com vacinas contra a covid-19 conforme as demandas dos municípios e os repasses do Ministério da Saúde, segundo a SES-RS.
“No período de verão, os municípios do litoral devem organizar seus pedidos no sentido de atender as necessidades de doses nos meses de veraneio. Destacamos que, no Estado, não temos falta de doses para a população adulta. Quanto aos estoques de vacinas pediátricas da Pfizer e CoronaVac, temos previsão do Ministério da Saúde de recebermos novos lotes na primeira semana de janeiro de 2023”, diz a Secretaria Estadual da Saúde.
Rede de saúde
Serviços de saúde do Litoral Norte aumentaram durante a pandemia, com contratação de médicos, enfermeiros e outros profissionais. As equipes serão mantidas neste veraneio, diz Diego Feldman, representante do Litoral Norte no Conselho dos Secretários Municipais da Saúde (Cosems-RS) e secretário da Saúde de Arroio do Sal.
Os 23 municípios das praias do Norte do Estado terão testes rápidos nos postos de saúde e aplicarão a vacina contra a covid-19, inclusive para veranistas que moram em outras regiões do Estado. Segundo Feldman, o governo do Estado está distribuindo grande número de exames para as prefeituras.
— Nos últimos dois anos, os municípios fizeram força-tarefa na contratação de profissionais da saúde para suprir a demanda do verão e da covid. Essas contratações permaneceram. Estamos trabalhando igual ao ano passado, não sabemos como será neste ano, precisamos estar preparados. Se as coisas funcionarem como está agora, com alto índice de contaminações, mas baixas internações, estamos tranquilos. Nossa preocupação é se isso mudar, se o vírus mutar. Transcorrendo tudo bem, o verão será excelente — afirma o representante do Litoral Norte no Cosems-RS.
Em Capão da Canoa, todos os postos de saúde com Estratégia Saúde da Família estarão abertos durante a semana e em alguns finais de semana para vacinar a população.
“Nos últimos dois meses, tivemos um crescimento significativo da procura da vacina, pois, com o aumento de casos, as pessoas se preocuparam um pouco mais e viram que a vacinação realmente é eficaz no combate à covid-19. Mesmo com o aumento de casos positivados, tivemos poucas internações”, diz a prefeitura, em nota.
Capão da Canoa cita que a população da cidade cresce no verão e que precisará de ajuda do governo do Estado para “reforçar o envio de vacinas para o Litoral norte gaúcho” a fim de atender à população local e a veranistas.
Osório diz que vacinará normalmente em seus sete postos de saúde e lembra que, todas as terças-feiras, o Posto Central funciona das 18h às 20h para aumentar a possibilidade de horário. No centro da cidade, todos os sábados de manhã haverá vacinação em um posto móvel.
Até março, o posto de saúde de Atlântida Sul funcionária das 8h às 20h para atender e vacinar a população. A Secretaria Municipal da Saúde também estará na praia durante eventos de verão com a unidade móvel.
A prefeitura de Imbé informa que as vacinas para covid-19 de adultos seguirão oferecidas em todos os postos de saúde. Para atingir veranistas, haverá vacina para adultos e adolescentes na Casinha da Praia, localizada na Avenida Beira Mar, próximo à Avenida Santa Rosa, no Centro”. O público de cinco a 17 anos é vacinado nas segundas, nos postos de saúde Albatroz e Nova Nordeste; nas terças e quintas, no posto de saúde Centro; e nas quartas e sextas, no posto de saúde Mariluz.