O Ministério da Saúde realiza neste sábado (26) uma ação especial de vacinação em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. De acordo com a pasta, a iniciativa faz parte do Plano de Ação: Estratégia de Vacinação nas Fronteiras, que tem como objetivo elevar as taxas de imunização das pessoas que vivem nas regiões das 33 cidades gêmeas brasileiras.
O serviço será ofertado a partir das 9h30min, no Parque Internacional do município gaúcho que faz fronteira com o Uruguai. Pessoas de todas as idades poderão receber as doses recomendadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação e, assim, atualizar suas cadernetas de vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde, as baixas coberturas vacinais nessas regiões representam alto risco para a saúde pública, já que a população se expõe a possíveis epidemias e surtos, podendo gerar “consequentes prejuízos para a comunidade e sobrecarga nos serviços de saúde”.
A meta da pasta é atualizar a situação vacinal da população residente nos municípios brasileiros e de estrangeiros que estiverem no Brasil, considerando, além dos imunizantes orientados pelo Calendário Nacional, a vacina contra a covid-19, a fim de evitar novos casos e a reintrodução de doenças imunopreveníveis em território nacional.
Serão utilizados como indicadores de monitoramento e avaliação da estratégia as coberturas vacinais dos seguintes imunizantes: vacinas contra a poliomielite, tríplice viral, contra a covid-19, contra a febre amarela e contra a influenza. A estratégia de intensificação da vacinação nas cidades de fronteira segue até 16 de dezembro deste ano, conforme o cronograma. O Ministério ressalta que os países que fazem fronteira com o Brasil também serão convidados a aderir ao plano.