As obras de revitalização do antigo Hospital da Criança Santo Antônio, no bairro São Geraldo, que estavam previstas para iniciar no final deste ano, foram adiadas. A nova previsão é que os trabalhos sejam iniciados a partir do segundo semestre de 2023. O plano é que sejam construídas áreas residenciais e comerciais no espaço.
De acordo com Guilherme Correa, sócio-administrador da empresa R. Correa Engenharia, que é proprietária do imóvel, o adiamento aconteceu por diferentes razões, mas o motivo principal é que parte do licenciamento da obra ainda não foi aprovado.
Além disso, apesar do conceito geral do projeto não ter sido alterado, ao longo deste ano surgiram dúvidas com relação aos tipos de apartamentos que deveriam ser construídos no espaço — o que contribuiu para a postergação. Contudo, Correa destaca que devido ao fato de o projeto já ter o Estudo de Viabilidade Urbanística aprovado, o resultado final da revitalização vai ser fiel ao que foi apresentado na proposta.
A empresa também esclarece que pelo fato de já estar com outros projetos mais encaminhados, como a construção de um novo complexo residencial no bairro Tristeza, na Zona Sul, o início da revitalização do antigo hospital acabou sendo deixado para o próximo ano.
O espaço foi adquirido pela R. Correa Engenharia em 2013 e desde então diversas propostas foram apresentadas para a utilização do local. Local que ocupa o quarteirão de 7 mil metros quadrados está em desuso há 20 anos.
O espaço deixou de ser utilizado pelo fato de a ala pediátrica do hospital ter sido incorporada ao Complexo da Santa Casa de Porto Alegre, no Centro Histórico, em 2002. Entre os dias 24 de setembro e 7 de novembro de 2021, a 29ª mostra de arquitetura e design de interiores Casacor ocorreu no prédio principal do antigo hospital.
Produção: Gabriel Mattos