Com a premissa de preservar a história de prédios icônicos de Porto Alegre, a mostra Casacor será realizada no antigo prédio do Hospital da Criança Santo Antônio na Avenida Ceará, no 4º Distrito.
Depois do adiamento no ano passado, por conta da pandemia, a 29ª edição do evento vai ocorrer entre 24 de setembro e 7 de novembro.
O Hospital da Criança foi desativado em 2002. Durante alguns anos, a diretora do projeto no Estado, Karina Capaverde, sonhou em ocupar o espaço para a realização da mostra. Entretanto, acreditava que a burocracia para a liberação do uso seria um problema.
Em 2019, a construtora R.Correa anunciou a restauração do antigo prédio, como a coluna adiantou, parte de um projeto que inclui a construção de um edifício residencial de 17 andares , com espaços comerciais e área para coworking.
Depois de passar pelo local e confirmar que o empreendimento pertencia à construtora, Karina decidiu entrar em contato com a empresa para viabilizar a ideia e, deu certo.
— A Casacor sempre teve como característica resgatar imóveis icônicos e históricos da cidade, valorizando sua arquitetura e ressignificando seus espaços. Nesse caso, não é diferente. Ocupamos um prédio que foi ícone por décadas, e agora pode ser revisitado pela beleza e conceito do novo morar — pontua Karina.
Segundo os organizadores da amostra, o evento irá ocupar 3,5 mil metros quadrados do prédio. Atualmente, profissionais já trabalham no local. Neste ano, o evento vai reunir mais de 30 profissionais e terá o tema "Casa Original", que busca promover um reflexão sobre origens e ancestralidade.
Entre os patrocinadores, estão Deca, Tintas Coral, LG — que terá ambiente assinado pelo arquiteto Dall'Agnol R. Júnior e Arauco — também com projeto da Pestana Sibemberg Arquitetos. O patrocínio local é da Savarauto, que também terá espaço decorado pelos arquitetos Sandro Jasnievez e Fernanda Paim.
* Colaborou Camila Silva