Duas emergências de hospitais de Porto Alegre estão com restrição no atendimento nesta quarta-feira (9). O motivo é a superlotação no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e Hospital de Clínicas (HCPA). Nessa terça-feira (8), a situação já era de lotação no Conceição e em outras instituições de saúde da Capital.
No Clínicas são 111 pacientes para 97 leitos, segundo levantamento feito às 14h desta terça. São em maioria pacientes crônicos de diversos tipos, como, por exemplo, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e casos oncológicos. O local atende somente casos de risco de vida. Ainda não há previsão de até quando os atendimentos permanecerão restritos.
Segue também a restrição na emergência do Conceição. São 82 pessoas para 64 leitos, também conforme números atualizados nesta tarde. De acordo com o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Cláudio Oliveira, o número diminuiu de terça-feira para quarta-feira. Não há casos positivos de coronavírus nessa ala:
— Até ontem (terça-feira), às 17 horas, nós tínhamos 96 pacientes. Estávamos com quase 200% de ocupação da nossa emergência. Estamos trabalhando para realocar esses pacientes da nossa emergência para os leitos clínicos. Esperamos que até o final desta quarta-feira nós consigamos voltar aos atendimentos normalizados na nossa emergência — afirma.
Entre os casos atendidos na emergência do Conceição nos últimos dias, a maioria é por dores abdominais e torácicas, além de mal-estar adulto. Conforme o painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), outras instituições de saúde da Capital, como o Instituto de Cardiologia e a Santa Casa de Misericórdia, operam acima da capacidade nesta quarta-feira.
A Santa Casa e o Instituto de Cardiologia informaram que embora estejam atendendo acima da capacidade, não há previsão de restrição.