Prorrogada duas vezes devido aos baixos índices de adesão por parte da população, a campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, termina neste sábado (22).
A meta estabelecida pelo governo federal era imunizar 95% do público-alvo, que são as crianças entre um e quatro anos de idade. O Rio Grande do Sul tinha 75,2% desse grupo vacinado com a dose de reforço até a manhã deste sábado (22). Porto Alegre, que encerrou a campanha na sexta-feira (21), estava bem abaixo, com 47,3%. Os números ainda podem ter variações conforme as cidades forem registrando as aplicações no sistema.
No ranking nacional, apenas dois Estados atingiram a meta: a Paraíba, no Nordeste, aparece em primeiro lugar, com quase 99%, e o Amapá, no Norte, em segundo, pouco acima dos 95%. O Rio Grande do Sul está em nono lugar, conforme levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Mães e pais devem continuar procurando os postos de suas cidades para atualizar a caderneta de vacinação dos filhos com as doses de rotina. O esquema de rotina prevê três doses para bebês menores de um ano — aos dois, quatro e seis meses de vida — e mais duas doses de reforço, uma aos 15 meses e a segunda aos quatro anos.
As campanhas como esta que se encerra neste sábado são realizadas anualmente para oferecer proteção extra às crianças. No caso de dúvidas, um profissional das unidades de saúde pode dar as orientações.
O esquema vacinal contra a poliomielite no calendário básico
Vacina Poliomielite 1,2,3 inativada (VIP)
- Dose: 0,5 ml via intramuscular
- Esquema: três doses (aos dois, quatro e seis meses de vida)
Vacina Poliomielite 1,3 atenuada (VOP)
- Dose: duas gotas, por via oral
- Esquema: reforço aplicado aos 15 meses e aos quatro anos
Campanhas nacionais anuais
Crianças entre um e quatro anos devem receber reforço com a VOP (gotinhas), desde que já tenham recebido as três doses da VIP previstas no esquema básico. Um profissional de saúde pode analisar a caderneta de vacinação e verificar se o esquema está em dia, dando as orientações necessárias