Lançada no último domingo (7) pelo Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a polimielite e de multivacinação vai até o dia 9 de setembro. A manhã desta segunda-feira (8), primeiro dia de campanha, teve movimento de procura pelas vacinas considerado baixo em Porto Alegre. No dia 20 de agosto está previsto o Dia D.
O objetivo é alcançar a cobertura vacinal de 95% ou mais para a vacina contra poliomielite em crianças abaixo dos cinco anos de idade. Já a campanha de multivacinação visa reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais de outros imunizantes, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Aproximadamente 40 mil postos de vacinação estarão abertos em todo o país para aplicar as doses das 18 vacinas, que são:
- Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B)
- Pneumocócica 10 valente
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
- VRH (Vacina Rotavírus Humano)
- Meningocócica C (conjugada)
- VOP (Vacina Oral Poliomielite)
- Febre amarela
- Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba)
- Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela)
- DTP (tríplice bacteriana)
- Varicela
- HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)
Além dessas imunizações, estarão disponíveis para os adolescentes com esquemas incompletos ou não vacinados, as doses HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada).
Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Poliomielite
Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14.3 milhões de pessoas. As crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
No RS
Para a campanha de imunização contra a polio, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) espera mais de 684 mil crianças. Veja, abaixo, o público conforme a faixa etária entre os gaúchos.
- Menor de 1 ano: 130.742
- 1 ano: 130.742
- 2 anos: 140.764
- 3 anos: 141.295
- 4 anos: 141.013
- Total: 684.556
Nos últimos anos, a cobertura contra a poliomielite ficou abaixo dos 90% no Rio Grande do Sul. Em 2021 a situação foi ainda mais preocupante, e a imunização ficou abaixo de 80% entre os gaúchos menores de um ano, conforme dados preliminares* do Datasus:
- 2015 - 89,2%
- 2016 - 84,5%
- 2017- 85,7%
- 2018 - 85,7%
- 2019 - 85,1%
- 2020 - 84,9%
- 2021 - 75,9%
*Dados de 11 de julho fornecidos pela SES
Em Porto Alegre
Na Capital do Rio Grande do Sul são esperadas 66 mil crianças para a campanha contra a poliomielite. No ano passado, apenas 48% do público-alvo tomou a terceira dose em Porto Alegre. De acordo com o site da prefeitura, serão 123 unidades de saúde, que podem ser consultadas pelo telefone 156 (opção 6). Também é possível entrar em contato com as unidades de saúde pelo WhatsApp. Os contatos estão disponíveis neste link.
Covid-19
As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a covid-19, cuja vacina pode ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais. O imunizante que protege contra o coronavírus é usado, no Brasil, a partir dos três anos de idade.
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.