Voluntários recrutados para quatro pesquisas de vacinas contra a covid-19 seguem sob acompanhamento de hospitais de Porto Alegre — no total, seis pesquisas deste tipo foram feitas na Capital ao longo da pandemia. O levantamento foi feito pela reportagem de GZH. No momento, o Brasil tem quatro imunizantes autorizados para uso no país e outros nove têm estudos clínicos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Eduardo Sprinz, o acompanhamento é feito enquanto o estudo dura e é um processo importante para avaliar a eficácia do imunizante.
— Geralmente, algum evento colateral (da vacina) ocorre em até três semanas após a vacinação. Então, acompanhamos muito mais para saber detalhes sobre o tamanho da proteção e coleta de material para saber a intensidade (da doença) nas pessoas que tiveram covid. Isso é o mais importante para saber se uma vacina funciona ou não — explica Sprinz.
O Clínicas recrutou voluntários para testes com os imunizantes da Janssen, Oxford/Astrazeneca, Clover e faz também um quarto estudo que avalia o uso de diferentes de vacinas nos participantes.
Outro estudo de vacina contra a covid-19 que segue em andamento em Porto Alegre é o do imunizante da Janssen, conduzido no Hospital Nossa Senhora da Conceição. De acordo com o médico infectologista André Luiz Machado, o estudo no hospital ocorre em duas etapas e tem participação de 350 pessoas, que seguirão sob acompanhamento até o próximo ano.
— Esse estudo ajudou a determinar que uma dose (da vacina) é insuficiente para proteção e que duas doses se mostraram benéficas, destacando a importância de fazer os reforços de acordo com a idade — explica.
Como estão os estudos com recrutamento de voluntários na Capital:
Janssen
- O Hospital Nossa Senhora da Conceição monitora 350 voluntários. A previsão de encerramento é para março de 2023.
- O Hospital de Clínicas de Porto Alegre segue com monitoramento de cerca de 250 voluntários que receberam o imunizante da Janssen. O trabalho deve durar até o fim deste ano.
Oxford/Astrazeneca
Foi feito no Hospital de Clínicas e já encerrado. Por isso, a instituição não acompanha mais os participantes.
Clover
O Hospital de Clínicas está na fase final dos testes do imunizante Clover, da Clover Biopharmaceuticals, da China. A instituição recrutou 1,6 mil pessoas para os estudos. A última visita dos voluntários deve ocorrer nos próximos dias e, depois disso, eles não serão mais acompanhados. Depois, o trabalho deve ser submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Covifenz da Medicago
A pesquisa de eficácia da vacina realizada pelo Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre está na fase final. De acordo com a instituição, o acompanhamento dos participantes deve ser concluído em agosto. Dos 1.368 voluntários, 80% já finalizaram todas as etapas do estudo ou saíram da pesquisa. Os outros 20% devem realizar a última visita nos próximos dias. Ainda conforme o hospital, até o fim do estudo, todos os participantes ativos seguem monitorados para segurança e sintomas de covid-19.
CoronaVac
Os testes feitos no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) tiveram início em agosto de 2020 e terminaram em junho deste ano. Foram recrutados 1.355 voluntários. Segundo o HSL, todos já realizaram a última visita de acompanhamento do estudo.