Na manhã desta sexta-feira (29), na sede da Brigada Militar (BM), em Porto Alegre, a BM e a Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre formalizaram uma parceria com o Instituto da Mama (Imama) para ampliar a conscientização sobre o câncer de mama. A colaboração, firmada nos meses que antecedem o Outubro Rosa, tem como objetivo expandir a discussão sobre a doença para que mais mulheres estejam atentas.
Com a campanha Três perguntas que salvam, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e o Imama buscam estimular a sociedade a questionar as mulheres da sua convivência pessoal sobre os cuidados com a saúde. A parceria reforça a importância dos policiais militares e dos guardas municipais incentivarem que suas parceiras, familiares e amigas procurem por atendimento médico e façam exames regularmente.
A partir da colocação da cartazes, distribuição de materiais informativos nos postos da Brigada Militar e palestras de conscientização, o Imama ainda vai capacitar policiais militares e guardas municipais.
Com a hashtag #PerguntaPraEla, a campanha destaca a ação individual na conscientização, incentivando que três perguntas sejam feitas para mulheres: "você já fez sua mamografia este ano?" "você tem controlado seu peso?" e "você tem feito atividade física regularmente?".