Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (15) com a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), o Ministério da Saúde confirmou a aplicação da CoronaVac em crianças de três a cinco anos. A aplicação do imunizante contra a covid-19 para esta faixa etária será inclusa no calendário de vacinações do Plano Nacional de Imunizações (PNI). A pasta deve enviar uma nota técnica aos Estados e Municípios próximos dias com a orientação.
O ministério também recomenda que, neste primeiro momento, sejam utilizados os estoques existentes de CoronaVac para dar início a vacinação da nova faixa etária. A pasta afirma que segue em tratativas para aquisição de novas doses.
O aval do Ministério da Saúde ocorre após decisão, por unanimidade, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na quarta-feira (13), de liberar a aplicação. A CoronaVac é a primeira vacina aprovada no Brasil para crianças de três e de quatro anos. Para o público a partir dos cincos anos já é possível o uso da versão pediátrica da Pfizer.
Mesmo antes da confirmação oficial da pasta da Saúde, a cidade do Rio de Janeiro já havia iniciado a imunização deste público.
O Instituto Butantan informou que aguarda contato do Ministério da Saúde. Somente depois disso, o que deve ocorrer na próxima semana, de acordo com a definição da pasta após reunião com a CTAI, o Butantan definirá se vai importar as vacinas já prontas ou se importará o insumo para envasá-las no Brasil.