O governo estadual pediu a abertura de 30 novos leitos clínicos para o Hospital Universitário (HU) de Canoas. A solicitação, que diz respeito especificamente a leitos para pacientes adultos, foi feita pela própria secretária da Saúde, Arita Bergmann, durante reunião entre a pasta e a gestão municipal canoense, ocorrida na quarta-feira (15).
Conforme informações da Secretaria Estadual da Saúde (SES), os leitos, que ficarão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) pela regulação do Estado, auxiliarão a combater a alta demanda das emergências da Região Metropolitana. Outros 16 leitos, destinados ao atendimento de retaguarda pediátrica, deverão ser disponibilizados para as crianças a partir da próxima semana.
A instituição hospitalar de Canoas está sob intervenção temporária desde 27 de maio, em razão de uma série de denúncias de problemas e falta de material. Conforme GZH relatou, mães de crianças internadas no setor de pediatria precisavam comprar medicamentos e materiais com recursos próprios. A situação era tão grave que até os médicos bancavam alguns remédios com dinheiro do próprio bolso.
Por sua vez, o Hospital de Pronto-Socorro de Canoas (HPS), que está sob intervenção estadual, já está com edital em fase final de elaboração antes da publicação, para que empresas de gestão hospitalar se candidatem para realizar a administração do local.
Diretores
O médico Paulo Nader foi empossado diretor técnico do HU na última terça-feira (14). O cardiologista Antonio Helder Loiola Amorim assumiu como diretor médico do complexo de saúde. O comitê de intervenção é composto por três pessoas: Juceila Dall’agnol de Lacerda (assessora superior do núcleo jurídico da prefeitura); Ana Macedo (secretária adjunta da Saúde) e Luís Davi Vicenzi (secretário da Fazenda).
A reportagem procurou, nesta quinta-feira (16), o novo diretor técnico do HU para explicar quando os novos leitos estarão à disposição do público. O dirigente afirmou, por meio da assessoria de imprensa da instituição, que não poderia atender. Em nota, o hospital explica que a data de abertura dos novos leitos deve ser definida após uma reunião, que será realizada nesta sexta-feira (17).
Confira a nota na íntegra:
Amanhã (17), o Comitê Interventor do Hospital Universitário de Canoas (HU) e o diretor técnico Paulo Nader farão uma reunião com o corpo clínico do complexo de saúde. A data de abertura dos leitos deve ocorrer o mais breve possível após alinhamento com os médicos. A Prefeitura de Canoas, HU e o Governo do Estado estão providenciando a abertura de novos leitos em caráter emergencial visando atender a demanda maior no período do inverno.
Desde a última terça-feira (14), o pediatra Paulo Nader assumiu a direção técnica do HU para tocar o trabalho em conjunto com o Comitê Interventor e a Prefeitura de Canoas.
Referência para o Estado, o HU segue recebendo encaminhamentos para o atendimento da Internação Pediátrica, com capacidade para 34 leitos, para a UTI Neonatal com 30 leitos e para a UTI Pediátrica com capacidade de 10 leitos. Esses serviços operam em pleno funcionamento. Além disto, o Hospital Universitário de Canoas presta atendimento nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Intensiva, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Traumatologia e Ortopedia, Cirurgia vascular, Bucomaxilo e Patologia.