Depois da ampliação da vacina contra a gripe para toda a população a partir de seis meses de idade, a procura aumentou nesta segunda-feira (6) em Porto Alegre. No primeiro dia de ampliação de público, pessoas de todas as faixas etárias procuraram um dos locais de oferta do serviço.
No Shopping João Pessoa, houve movimento intenso de pessoas que, ainda na porta, eram divididas em dois grupos: gripe ou covid-19. Apesar da fila, quem procurou a vacina contra a gripe esperou, em média, 20 minutos no final da manhã. O tempo foi um pouco maior para quarta dose contra a covid-19 — aplicada na Capital em pessoas com 60 anos ou mais — que chegou a 30 minutos.
A cuidadora Rita da Silva do Nascimento, 60 anos, aproveitou a saída de casa para garantir os dois imunizantes. Mesmo integrando o grupo prioritário, ela entende que a imunização é necessária para todas as pessoas:
— Acho ótima (a ampliação para toda a população) . Tem que fazer isso correndo para evitar que as pessoas fiquem doentes. A fila está pequena. Tem que se proteger e proteger todo mundo. Os hospitais estão todos cheios.
Sônia Gonçalves Mainardo, 52 anos, funcionária pública, tomou a dose contra a Influenza. Ela aproveitou a companhia do marido, que procurou a quarta dose da covid.
— A da gripe faço todos os anos. Aproveitei que meu esposo veio fazer o reforço (quarta dose) e vim junto. Achei importante a ampliação para todo o público já na largada, antes do inverno — explica Sônia.
A reportagem também passou pela unidade de saúde Santa Marta, onde o movimento foi maior. No final da manhã desta segunda-feira (6), o tempo de espera chegou a 40 minutos.
Serviço de vacinação
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, além do Shopping João Pessoa, 123 unidades de saúde estão com a vacina disponível. Já a unidade móvel estará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. Além da vacinação contra a gripe, é possível tomar doses contra covid e sarampo. Confira:
Gripe
- Público: pessoas a partir dos seis meses de idade.
- Onde: 123 unidades de saúde e Shopping João Pessoa, de acordo com o horário de funcionamento. Os endereços e horários podem ser conferidos aqui. A unidade móvel estará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.
- Documentação: crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde.
Sarampo
- Público: trabalhadores da saúde e crianças de seis meses até cinco anos incompletos.
- Onde: 123 unidades de saúde e Shopping João Pessoa, onde também é oferecida a vacina da gripe e covid-19. Os endereços e horários podem ser conferidos aqui.
- Documentação: deve ser apresentada a caderneta de vacinação.
Covid-19 para adultos e adolescentes maiores de 12 anos
- Público: pessoas com 12 anos ou mais, que precisam de primeira, segunda, terceira ou quarta dose.
- Onde: Shopping João Pessoa e 25 unidades de saúde. Unidades Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza atendem até as 21h. Mais informações neste link. A unidade móvel estará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.
- Segunda dose: pessoas vacinadas com Pfizer, AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas ou com CoronaVac há 28 dias.
- Terceira dose: pessoas a partir de 18 anos vacinadas com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen); gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinadas com Janssen); imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há pelo menos oito semanas (exceto vacinados com Janssen); imunocomprometidos a partir de 18 anos com a segunda dose de Janssen há pelo menos quatro meses.
- Quarta dose: imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 63 anos com a terceira dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen).
- Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Covid-19 para crianças
- Público: todas as crianças entre cinco e 11 anos que precisam de primeira ou segunda dose.
- Onde: 26 unidades de saúde. Unidades Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza atendem até as 21h. Mais informações neste link. A unidade móvel estará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.
- Segunda dose: crianças vacinadas com CoronaVac há pelo menos 28 dias ou com Pfizer há pelo menos oito semanas.
- Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação deve apresentar autorização assinada.