O Hospital Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre, passará a oferecer 40 leitos para pediatria a partir desta terça-feira (17). O hospital não tinha leitos infantis. Agora, terá dois novos setores: uma enfermaria com 30 leitos e uma área de observação de emergência pediátrica, com 10 leitos. O atendimento será pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Há duas semanas, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas já havia aberto 20 leitos de internação pediátrica, 12 leitos de observação e seis leitos de UTI pediátrica. E o Hospital Restinga e Extremo-Sul passou a disponibilizar mais 29 leitos de internação pediátrica.
Segundo do diretor Adjunto de Atenção Hospitalar e Urgências da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Francisco Isaias, de março de 2019 até março deste ano, foram reduzidos 109 leitos pediátricos em Porto Alegre. A partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e os prestadores do serviço, serão reabertos neste mês um total 107 leitos pediátricos na Capital. Parte deles é permanente. Outros, devem funcionar até setembro, durante a chamada operação inverno.
Com estas ampliações, Porto Alegre agora terá um total de 395 leitos de internação e emergência pediátrica e 90 leitos pediátricos em unidades de terapia intensiva.
A informação é do diretor Adjunto de Atenção Hospitalar e Urgências da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Francisco Isaias. A ampliação de leitos pretende aliviar as emergências pediátricas que atuam desde o início de abril em superlotação.
Nesta segunda-feira (16), o monitor de leitos de emergência de Porto Alegre apontava três hospitais da cidade com lotação acima de 100% na ala pediátrica: Presidente Vargas (212,50%), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (133,33%) e Restinga (116,67%). Já a ala pediátrica do Hospital Nossa Senhora da Conceição estava com 87,50% das vagas preenchidas, e Hospital Santo Antônio com 90,91%.