A situação em emergências pediátricas de Porto Alegre não está tão crítica nesta sexta-feira (15) como nos últimos dias, mas o número de pacientes em atendimento é alto em pelo menos dois hospitais.
A emergência pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre tem 14 crianças internadas — no dia 8 de abril, o total chegou a 30. O setor dispõe de nove leitos, e está trabalhando, portanto, 55% acima da capacidade. A grande maioria dos casos é de sintomas respiratórios.
No Hospital da Criança Conceição, a demanda também é grande. A emergência está lotada: são 14 leitos, todos ocupados: cinco pacientes internados e nove em observação.
Médicos orientam que pais e mães só procurem as emergências se os filhos apresentarem febre acima de 39 graus por várias horas, falta de apetite ou recusa para comer e indisposição. Falta de ar e respiração ofegante também são sinais importantes de alerta. Para quem puder, o ideal é consultar o pediatra que acompanha a criança antes de ir a um hospital.
Porto Alegre tem ainda quatro pronto-atendimentos na rede pública de saúde que funcionam 24 horas: Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e Lomba do Pinheiro.