A Emergência Pediátrica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre está superlotada na manhã desta sexta-feira (8). No local, onde há nove vagas, 30 crianças são atendidas, três vezes acima da capacidade.
No momento, o local atende no limite máximo com todos os recursos materiais e humanos disponíveis. A orientação é que, em casos mais simples, a população procure as unidades básicas de saúde para atendimento. Com a superlotação, apenas casos graves são atendidos no hospital.
Os motivos são o aumento dos casos de doenças respiratórias, comuns nesta época do ano, e a redução dos leitos para crianças na capital. Atualmente, apenas o Hospital de Clínicasm Hospital da Criança Conceição e o Hospital Presidente Vargas atendem nesta modalidade no SUS.
O Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católicas do Rio Grande do Sul (PUCRS) encerrou o atendimento materno-infantil em 2020 e no Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Misericórdia,os pacientes pelo SUS não podem mais chegar por conta própria desde 2020. Hospital Moinhos de Vento, cuja emergência pediátrica atende por convênio e particular.
Veja emergências pediátricas ou ambulatórios pediátricos funcionando em Porto Alegre
Sistema Único de Saúde (SUS)
- Hospital da Criança Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição - atendimento 24 horas
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre - atendimento 24 horas
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - atendimento 24 horas
Convênio e particular
- Hospital Moinhos de Vento - atendimento 24 horas
- Ambulatório da Unimed Porto Alegre no Shopping Total - das 8h às 22h de segunda sexta; e das 8h às 20h no sábado, domingo e feriados