A emergência pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) vive dias de superlotação desde o início de abril. Na sexta-feira (8), 30 crianças eram atendidas na ala, que conta com nove vagas. Neste sábado (9), o número chegou a 27 pela manhã. Os números representam três vezes a capacidade do local.
A chefe do Serviço de Emergência e Medicina Intensiva Pediátrica do Clínicas, Patrícia Miranda Lago, tem observado um aumento significativo na demanda por atendimento pediátrico desde o início do mês. A médica informa que todas as crianças são atendidas, mas de acordo com critérios de gravidade, o que pode gerar uma espera de três a quatro horas para aquelas que estão com casos sem gravidade.
— As crianças com casos potencialmente graves são rapidamente atendidas. O problema é que tem aquelas que, dentro dos scores de gravidade, são verde ou azul e deveriam ser atendidas em unidades básicas, mas, devido à falta de pediatras na rede, acabam indo direto para a emergência. Essas ficam esperando mais tempo — explica Patrícia.
A alta demanda envolve tanto casos leves como os mais graves – as 27 crianças atendidas na manhã de sábado, por exemplo, estavam internadas, o que indica maior gravidade. O motivo para o aumento da demanda, segundo Patrícia, envolve as mudanças de temperatura comuns ao outono e à redução dos leitos pediátricos em Porto Alegre nos últimos dois anos, com o fechamento desse serviço no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a limitação do atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio, na Santa Casa de Misericórdia.
Na manhã deste sábado, o Hospital da Criança Conceição atendia 12 crianças e, destas, sete estavam internadas, com duas delas necessitando de oxigênio. Conforme José Roberto Saraiva, chefe da emergência pediátrica, o movimento costuma aumentar durante o dia. No local, há 10 vagas para internação de crianças.
O Hospital Presidente Vargas também não apresentava superlotação neste sábado de manhã. Havia nove crianças internadas no espaço, que conta com 12 leitos pediátricos.
Atualmente, apenas o Hospital de Clínicas, o Hospital da Criança Conceição e o Hospital Presidente Vargas possuem emergência pediátrica na Capital pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por convênio ou particular, também oferecem o serviço o Hospital Moinhos de Vento e o ambulatório da Unimed Porto Alegre no Shopping Total.
Veja emergências pediátricas ou ambulatórios pediátricos funcionando em Porto Alegre
Sistema Único de Saúde (SUS)
- Hospital da Criança Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição - atendimento 24 horas
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre - atendimento 24 horas
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - atendimento 24 horas
Convênio e particular
- Hospital Moinhos de Vento - atendimento 24 horas
- Ambulatório da Unimed Porto Alegre no Shopping Total - das 8h às 22h de segunda sexta; e das 8h às 20h no sábado, domingo e feriados