Foi reaberta a todos os casos a emergência do Hospital da Criança Conceição, bairro Cristo Redentor, na zona norte da Capital. A instituição normalizou o atendimento por volta de 1h desta terça-feira (12), após superlotação que restringiu o acesso apenas a pacientes graves. Na segunda (11), todas emergências pediátricas que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estavam atendendo acima da capacidade.
A filha do transportador Jonata Santos, 30 anos, chegou ao hospital minutos após a reabertura da emergência. Com febre e dor de cabeça, Isadora, 7 anos, foi internada. Às 8h30min, o pai ainda aguardava ansioso pela alta da menina.
– Com o coração na mão. Mas o atendimento foi rápido quando ela chegou - afirma.
Na noite passada, haviam 20 pessoas em atendimento, total que caiu para 14 na manhã de terça-feira. No local, há 12 leitos.
No saguão, nesta terça, muitas poltronas estavam desocupadas. Na rua, no entanto, as mães chegavam a todo momento com seus filhos.
Também pela manhã, Jéssica Ribas, 24 anos, levou Mateo, de 1 ano, a emergência devido a dores na garganta. Após três horas, ela seguia com o bebê no colo, aguardando recuperação após a medicação.
- Ele fez nebulização e agora já tá melhor - diz Jéssica.
A chegada do outono, que costuma deixar mais crianças com problemas respiratórios, somado ao retorno das aulas presenciais após cerca de dois anos, e, por fim, a baixa oferta de leitos pediátricos na Capital, que enfrentou redução de vagas nos últimos dois anos, deixam o cenário ainda mais crítico.
Em 2019, eram 511 vagas em leitos pediátricos na Capital, entre leitos de observação, de enfermaria e de UTI. A oferta caiu para as atuais 386 vagas. A redução foi causada, principalmente, pelo fechamento do setor materno-infantil do Hospital São Lucas da PUCRS e pelas restrições no Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Misericórdia, que atua de “portas fechadas” – apenas casos graves chegam para internação, conforme solicitação feita pela prefeitura.
Veja emergências pediátricas ou ambulatórios pediátricos funcionando em Porto Alegre
Sistema Único de Saúde (SUS)
- Hospital da Criança Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição - atendimento 24 horas
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre - atendimento 24 horas
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - atendimento 24 horas
Convênio e particular
- Hospital Moinhos de Vento - atendimento 24 horas
- Ambulatório da Unimed Porto Alegre no Shopping Total - das 8h às 22h de segunda sexta; e das 8h às 20h no sábado, domingo e feriados