O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o Estado a partir desta quinta-feira (17). O uso seguirá compulsório em espaços de saúde, como hospitais e UBSs, e nas estações e veículos de transporte coletivo, como no metrô, no trem e nos ônibus.
O governador afirmou que tomou a decisão após receber nota técnica do Comitê Científico, que assessora o governo em assuntos relacionados à pandemia, que demonstra melhora consistente na situação epidemiológica em São Paulo
— Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público — afirmou o governador.
Conforme comunicado do governo, novo decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado ainda nesta quinta e terá efeito imediato. O uso agora torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros. A flexibilização em ambientes abertos já havia sido autorizada no último dia 9.