O Brasil recebeu nesta segunda-feira (24) mais um lote de vacinas pediátricas da Pfizer. O carregamento com 1,8 milhão de doses chegou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior paulista, na madrugada. É o terceiro lote enviado pela farmacêutica norte-americana destinado a crianças de cinco a 11 anos.
Dessa remessa, o Rio Grande do Sul receberá, ainda nesta semana, mais 85,7 mil doses para dar sequência à vacinação dos pequenos no Estado. Ainda não há a confirmação da data e do horário da chegada das doses em Porto Alegre.
A entrega desta segunda-feira ao Ministério da Saúde estava prevista para ser realizada na próxima quinta-feira (27), porém foi antecipada pelo laboratório. Já tinham sido enviadas 2,5 milhões de doses desde o dia 13 de janeiro, quando chegou ao país a primeira remessa. Com esse lote, a Pfizer encerra as entregas previstas para janeiro, com 4,3 milhões de doses. O próximo envio está previsto para o dia 3 de fevereiro, também com 1,8 milhão de doses.
Até o fim de março, o governo federal espera receber 20 milhões de doses de vacinas pediátricas da Pfizer, quantidade suficiente para cumprir metade da população de cinco a 11 anos com duas doses.
Na última sexta-feira (21), a vacina CoronaVac também foi incluída pelo Ministério da Saúde no plano de imunização contra a covid-19 para crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade.
O governo federal está negociando os termos de compra com o Instituto Butantan, que produz o imunizante no Brasil em parceria com o laboratório chinês Sinovac.