Foi confirmada nesta quinta-feira (23) a transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavírus em Porto Alegre. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cinco pessoas foram diagnosticadas com a covid-19 e compatíveis, em genotipagem, com a nova variante sem terem viajado para fora do Brasil ou tido contato com viajantes.
Até o momento, a SMS já identificou 23 casos da Ômicron na Capital. Deste total, além dos cinco casos que configuram a transmissão comunitária, há oito pessoas que viajaram para o Exterior e seis que tiveram contato com essas pessoas que viajaram. Ainda, quatro amostras estão sob investigação epidemiológica quanto à origem da infecção.
Os casos confirmados estão sendo acompanhados pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). Os infectados relatam já ter recebido pelo menos uma dose de vacina e em nenhum caso foi necessária a internação hospitalar.
As amostras foram enviadas ao Laboratório Central do Estado (LacenRS), para possível sequenciamento total do genoma viral.