Ainda enfrentando uma pandemia da covid-19, o Brasil tem registrado, também, surtos de gripe, com o surgimento de casos do vírus Influenza A H3N2. Os sintomas deste e de outros vírus da doença, contudo, são semelhantes aos do vírus SARS-Cov-2, causador da covid-19.
Para obter um diagnóstico mais preciso, um teste rápido disponível em farmácias oferece a detecção de três vírus diferentes – SARS-Cov-2, Influenza A e Influenza B – com uma única coleta. Desenvolvido pela empresa Ecodiagnóstica, o teste dá o diagnóstico em 15 minutos.
As farmácias da Panvel com sala de atendimento do Panvel Clinic contam com esse teste em seu portfolio desde maio, mas a procura explodiu no último mês, diante do surgimento de casos de Influenza A H3N2 no Rio Grande do Sul – segundo a coordenadora da Panvel Clinic, Alessandra Dezordi, cerca de 10 vezes mais pessoas procuraram esse teste em dezembro, se comparado com o mês passado.
— Esse movimento começou muito por parte de viajantes que estiveram no Rio de Janeiro e queriam saber se era Influenza A. Antes, mesmo que a pessoa estivesse com sintomas gripais, não tinha preocupação de ser gripe — relata Alessandra.
O teste é feito por meio de uma coleta de secreção nasal ou de nasofaringe do paciente, com um swab, exatamente da mesma forma que é realizada no teste rápido de antígeno nasal para a covid-19. A diferença é que em vez de haver duas linhas – uma de controle e outra do teste em si, que só aparece quando a pessoa está positivada para o vírus – há quatro linhas no total – uma de controle e outras três para cada um dos vírus.
Na Panvel, o preço de ambos os testes – o só para covid-19 e o que identifica também Influenza A e B – é o mesmo: R$ 89,90. A reportagem entrou em contato com outros locais que realizam testes, como a Unimed, o Centro Clínico da PUCRS e os laboratórios Weinmann, Mont’Serrat, Reunidos e Amplicon, mas nenhum deles oferece esse exame específico.
A rede de farmácias São João informou que oferece o teste em um número pequeno de unidades. Porém, deve receber, na semana que vem, um novo lote dos exames. Então, deverá oferecer o teste em pelo menos uma farmácia de cada cidade onde possui unidades. A marcação ocorrerá pelo site.
A indicação é de que o teste seja feito a partir de 48 horas completas do início dos sintomas ou do possível contato com casos suspeitos ou confirmados até o sétimo dia. A sensibilidade é de mais de 90% para os três vírus.