Quase um ano após o início da vacinação contra a covid-19, há pelo menos dois países que ainda não iniciaram suas campanhas: Eritreia – país africano que tem fronteira com Djibouti, Etiópia e Sudão (todos também com baixíssima cobertura vacinal) – e Coreia do Norte, que vive sob a ditadura de Kim Jong Un.
Burundi e República Democrática do Congo, ambos na África, são os países menos vacinados, com 0,007% e 0,06% da população, respectivamente. Com pouca cobertura vacinal, o continente acabou se tornando o berço da Ômicron, a nova variante do coronavírus que, embora ainda seja cedo para afirmações, já tem se mostrado de alta transmissibilidade.
Desde aquele 8 de dezembro, quando o Reino Unido iniciou sua campanha em larga escala, um total de 8,1 bilhões de doses de vacina contra covid-19 já foram aplicadas no mundo. Além da AstraZeneca e Pfizer, as outras vacinas mais usadas são as desenvolvidas pelos laboratórios norte-americanos Johnson & Johnson e Moderna, as chinesas Sinopharm e Sinovac (no Brasil, CoronaVac) e a russa Sputnik V.
Nos países de baixa renda foram administradas apenas nove doses para cada cem habitantes. A média mundial é de 104 para cada cem habitantes e nos países de alta renda alcança 149 por cem.
O consórcio Covax, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir acesso igualitário às vacinas, entregou a primeira remessa no fim de fevereiro em Gana. Mas rivalizando com países dispostos a pagar valores elevados pelos fármacos, o mecanismo Covax entregou apenas 591 milhões de doses a 144 países ou territórios, muito abaixo da meta de 2 bilhões estabelecida para 2021.
Nações líderes na vacinação
Entre os 50 países mais vacinados, 39 estão no grupo de alta renda, com os Emirados Árabes Unidos na liderança, com mais de 89% da população imunizada.
Em seguida aparecem Portugal (87%), Singapura (86%), Catar (85%), Chile e Malta (84%), Cuba (81%), Coreia do Sul e Camboja (80%), Espanha e Seychelles (79%) e Malásia (78%).
Apesar do início com um ótimo ritmo de vacinação graças a doses entregues rapidamente, após 12 meses países como Reino Unido (68%), Israel (67%) ou Estados Unidos (60%) não estão entre os mais imunizados. O Brasil está com 63,24% de sua população vacinada com duas doses.