O governo da Bélgica anunciou nesta sexta-feira (26) o primeiro caso na Europa da nova variante do coronavírus detectada na África do Sul, em uma pessoa não vacinada que viajou ao exterior.
— Temos um caso confirmado da variante. Trata-se de alguém que veio do exterior e testou positivo em 22 de novembro e não estava vacinado — afirmou o ministro da Saúde belga, Frank Vandenbroucke.
O virologista belga Mark Van Ranst escreveu no Twitter que a pessoa, que não havia sido infectada pelo vírus até agora, voltou do Egito em 11 de novembro.
— Temos que repetir que é uma variante suspeita, não sabemos se é uma variante muito perigosa — disse Vandenbroucke, apesar de ter mencionado que alguns países europeus estão fechando as portas para viajantes procedentes de vários Estados do sul da África por "precaução".
— Precaução total, mas sem pânico — disse, antes de informar que o grupo belga de avaliação de riscos de covid-19 está analisando a situação.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está recomendando que o governo federal suspenda imediatamente a chegada ao Brasil de voos e restrinja a entrada de viajantes vindos de seis nações africanas. O motivo é a descoberta desta nova variante da covid-19 detectada na África do Sul, batizada de B.1.1.529.