A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está recomendando que o governo federal suspenda imediatamente a chegada ao Brasil de voos e restrinja a entrada de viajantes vindos de seis nações africanas. O motivo é a descoberta de uma nova variante da covid-19 (B.1.1.529).
Além da África do Sul, a orientação da agência reguladora é que o Brasil não receba voos provenientes da Botsuana (primeiro país a identificar a nova cepa), Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A recomendação inclui ainda a suspensão da autorização de desembarque no Brasil de viajantes que passaram por esses países nos últimos 14 dias, seja por meio aéreo ou transportes rodoviário ou aquaviário.
No caso de viajantes brasileiros com passagem pelos seis países nos últimos 14 dias, a Anvisa recomenda quarentena logo após o desembarque no Brasil.
Além dos países africanos, Bélgica e Israel já confirmaram a identificação de pacientes com a nova cepa.
A decisão de suspender voos e restringir a entrada de estrangeiros no Brasil é tomada conjuntamente pela Casa Civil e os ministérios da Saúde, Infraestrutura e Justiça e Segurança Pública. Até o momento, não houve um pronunciamento oficial sobre a medida por parte do governo federal.
Fontes do governo afirmaram para GZH que as restrições poderão ser tomadas, assim como foi feito após o surgimento das primeiras variantes da covid-19 no mundo, que culminaram na suspensão de voos e entrada de viajantes provenientes do Reino Unido e da própria África do Sul. O martelo, porém, ainda não foi batido.
Na manhã desta sexta-feira (26), o Ministério da Saúde emitiu um alerta de risco para Estados e municípios reforçarem as medidas de vigilância. De acordo com o documento, obtido com exclusividade por GZH, nenhum caso da nova cepa foi confirmado até o momento no Brasil.
Outros países já suspenderam voos
Ao menos quatro países já anunciaram suspensão de voos de vindos de países da África: Alemanha, Reino Unido, Itália e Israel. Singapura e Japão também anunciaram que vão adotar medidas, mas ainda não deram detalhes.
A Comissão Europeia vai propor a suspensão dos voos procedentes do sul da África. O assunto deve ser discutido com os países membros durante uma reunião prevista para esta sexta-feira (26).
Alemanha
Anunciou que não vai aceitar a entrada de viajantes procedentes da África do Sul.
Reino Unido
Voos da África do Sul e de outros cinco países da África Austral serão proibidos a partir do meio-dia (horário local, 9h no Brasil) desta sexta-feira (26). Qualquer pessoa recém-chegada de um desses países será convidada a fazer um teste de coronavírus.
Israel
Em Israel, o premiê Naftali Bennet anunciou que a África do Sul foi adicionada à lista de países "vermelhos". A medida impede que israelenses viagem de e para esses países. Lesoto, Botswana, Zimbabwe, Moçambique, Namíbia e Eswatini também foram adicionados à lista "vermelha" de Israel. Qualquer pessoa que venha de qualquer um desses países e não seja cidadão ou residente israelense terá a entrada proibida.
Itália
A Itália informou a proibição de entrada em seu território de qualquer pessoa que esteve no sul da África nos últimos 14 dias. Os países afetados pela medida são África do Sul, Lesoto, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, Namíbia e Eswatini.