A prefeitura de Porto Alegre autorizou que sejam utilizadas vacinas da Pfizer para quem recebeu a primeira aplicação com a AstraZeneca. Conforme nota publicada na manhã desta quarta-feira(27), a intercambialidade irá ocorrer apenas quando os postos de saúde enfrentarem falta do imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o que, neste momento, não ocorre na Capital. Na medida em que a oferta acabar, os servidores estão autorizados a utilizar a outra marca.
Antes de definir as diretrizes, o Centro de Vigilância em Saúde afirmou que a Capital deveria exigir requisição médica para quem fosse completar a imunização com a vacina da Pfizer. Como essa questão não consta na orientação da Secretaria Estadual da Saúde enviada aos municípios na noite da última terça-feira(26), a regra não será mais adotada.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estima que cerca 15 mil pessoas estejam aptas a receber a segunda dose da AstraZeneca nesta semana na Capital. Quem precisa já pode completar o esquema vacinal pode ir até um dos nove locais locais de vacinação disponíveis para essa aplicação, desde que tenham recebido a primeira aplicação até 1º de setembro.
A mesma data serve para quem recebeu a primeira dose da Pfizer, já que ambas possuem o mesmo intervalo de oito semanas. No caso da CoronaVac, já é possível completar o esquema vacinal quem foi contemplado até o dia 29 de setembro.
A SMS esclarece que a nova medida serve apenas para vacinas com a AstraZeneca, não servindo para quem teve a primeira aplicação feita com os demais imunizantes disponíveis.
Locais com aplicação da AstraZeneca nesta quarta-feira
- Shopping João Pessoa
- Álvaro Difini
- Assis Brasil
- IAPI
- Moab Caldas
- Morro Santana
- Santa Marta
- São Carlos
- Tristeza