A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começa a distribuir, nesta quarta-feira (22), quase um milhão de doses de vacinas contra a covid-19 para os municípios gaúchos. Os imunizantes CoronaVac e Pfizer serão usados para primeiras aplicações e também para o reforço de idosos e imunossuprimidos. Além disso, uma parte do carregamento de CoronaVac servirá para segunda dose, assim como o lote de AstraZeneca recebido nesta semana.
As mais de 376,7 mil vacinas da Pfizer terão três finalidades: dar continuidade à imunização de adolescentes, fazer o reforço em idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas, e garantir a segunda dose.
Para isso, 33,4% do total de vacinas serão enviados com o objetivo de avançar entre o grupo dos adolescentes de 17 e 16 anos. A SES entende que, com esse quantitativo, conseguirá cobrir a totalidade do público de 17 anos e 58% dos com 16. Ainda do total dessa remessa, 10,4% serão usados para terceira dose.
Das 354 mil CoronaVac recebidas no fim de semana, aproximadamente a metade será remetida para a primeira dose. O restante, fica para segunda aplicação. As 196,2 mil AstraZeneca serão para segunda dose.
Divisão por municípios
Do total de 164,9 mil vacinas da Pfizer, Porto Alegre deve ficar com 14% da remessa, somando mais de 23,5 mil doses. Desse valor, 72% serão direcionados para os adolescentes, e 28% para reforço.
Caxias do Sul, na Serra, ficará com o segundo maior número de imunizantes da Pfizer, sendo que 93% é destinado para adolescentes e o restante para reforço. Em Canoas, 31% do lote será para terceira dose.
Confira o mapa: