Uma grande remessa de vacinas contra a covid-19 chega ao Rio Grande do Sul a partir deste domingo (5). Ao todo, são 588.700 doses de CoronaVac e Pfizer. No entanto, destes, 299.400 imunizantes do Instituto Butantan devem ficar barrados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, por pertencerem ao quantitativo gaúcho das 12,1 milhões de doses que foram suspensas pela Anvisa.
Do montante restante, outras 184 mil doses de CoronaVac chegaram à Capital na manhã deste domingo, e devem ser direcionadas para a ampliação da imunização em todo o Estado, nas duas doses.
Os lotes suspensos pela Anvisa estão previstos para aterrissarem em Porto Alegre nesta segunda-feira (6), em dois voos. No mesmo dia, chegam de 105.300 doses de Pfizer, que serão utilizados para a segunda aplicação, completando o esquema vacinal.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), as doses autorizadas da CoronaVac e da Pfizer começam a ser distribuídas na quarta-feira (8).