Porto Alegre começa nesta quinta-feira (30) a aplicar a dose de reforço contra a covid-19 em profissionais de saúde. Nesta primeira etapa, serão imunizados apenas os funcionários de hospitais públicos, privados e serviços de saúde do município que tenham recebido a segunda dose até 20 de fevereiro. A estimativa da prefeitura da Capital é de que 23 mil pessoas estejam nessa condição.
A aplicação das doses ocorrerá nos próprios locais de trabalho. Serão utilizadas doses remanescentes de Pfizer para a imunização da categoria. A abertura a novos públicos depende da chegada de mais doses.
— O setor da saúde aumentou muito a demanda de emprego ao longo da pandemia. Os hospitais e clínicas abriram espaços para novas contratações. Será um processo mais rápido porque não vai ser exigida toda aquela documentação do início do processo de imunização — destacou o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.
De acordo com o titular da pasta, ao menos 100 mil profissionais de saúde de Porto Alegre receberão a aplicação da dose de reforço contra a covid-19. A Capital planeja realizar um mutirão para vacinar os integrantes das entidades de classe da saúde. Os representantes dessas instituições receberam a primeira dose durante um mutirão realizado em 6 de fevereiro deste ano.
A prefeitura espera a chegada de nova remessa para iniciar a aplicação da terceira dose em idosos com 60 anos ou mais. Por enquanto, a dose de reforço está disponível apenas para a faixa etária acima dos 70 anos e com esquema vacinal completo há pelo menos seis meses.