O Rio Grande do Sul começou nesta sexta-feira (10) a distribuir vacinas contra covid-19 que serão usadas como reforço do esquema de imunização dos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). São 45 mil doses da Pfizer destinadas a esse público. Podem receber o reforço os idosos com mais de 60 anos e que completaram o esquema vacinal há, no mínimo, seis meses. Em Porto Alegre, neste sábado (11), os moradores do Asilo Padre Cacique, no bairro Menino Deus, e da Spaan, no Nonoai, serão os primeiros a receberem a terceira vacina.
— A campanha de vacinação contra a covid-19 começou no dia 19 de janeiro com a vacinação dos idosos do Asilo Padre Cacique. Agora, chegou a hora dessa dose de reforço porque esse público é o mais vulnerável e os que têm a maior chance da queda progressiva da proteção. A capital recebeu 9,5 mil doses para essa finalidade, sendo que 4,2 mil já estão no período para a terceira dose — informou o coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.
Conforme a prefeitura, a programação da próxima semana ainda está sendo definida. As gerentes distritais irão agendar a data diretamente com as instituições.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, explicou que o Estado já identificou e encaminhou aos municípios a relação de idosos que venceram o prazo de seis meses desde a última aplicação:
— Os idosos em lares foram o público escolhido para ser priorizado agora por ser o mais vulnerável às consequências da doença e por morarem em um local de mais fácil disseminação do vírus.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), logo que os municípios receberem as vacinas, já poderão iniciar a aplicação.
Outras regiões
A terceira dose começou a ser aplicada na tarde desta sexta-feira (10) em Caxias do Sul. O município da Serra recebeu 2,5 mil doses da Pfizer. A prefeitura informou que pessoas com 60 anos ou mais e que receberam a segunda dose até o dia 10 de março podem procurar o Centro de Saúde e as unidades Cruzeiro e Cinquentenário até as 16h.
Já Santa Maria irá receber 762 doses de vacina para reforço na imunização de idosos que vivem em lares. A prefeitura ainda não confirmou datas, mas afirma que previsão é de que as doses comecem a ser aplicadas na próxima semana nas instituições com idosos que completaram o ciclo vacinal há seis meses.
No sul do Estado, Pelotas vai receber 1,1 mil doses e deve iniciar a aplicação do reforço na próxima segunda-feira (13). Em Rio Grande, 324 doses serão reservadas aos idosos. A prefeitura planeja iniciar a aplicação na próxima semana, mas ainda não divulgou o calendário.
* Colaboraram Amanda Boeira e Ian Tâmbara