Começam a ser distribuídas nesta sexta-feira (10) as vacinas contra covid-19 que serão usadas como reforço do esquema de imunização dos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no Rio Grande do Sul. Foram separadas 45 mil doses da Pfizer – das 59.670 que foram recebidas no Estado nesta quinta-feira (9) – para aplicação específica nesse grupo.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), logo que os municípios receberem as vacinas, já poderão iniciar a aplicação. Podem receber o reforço os idosos com mais de 60 anos e que completaram o esquema vacinal (com duas doses ou aplicação única) há, no mínimo, seis meses.
Em Porto Alegre, serão entregues 9.516 vacinas exclusivas para aplicação da terceira dose. A Secretaria Municipal de Saúde divulgará ainda na sexta-feira a programação de aplicação.
Distribuição das doses
Além das doses da Pfizer, o Rio Grande do Sul recebeu nesta quinta-feira 101.200 unidades de CoronaVac. Uma metade do carregamento da vacina do Instituto Butantan será destinada à primeira dose e a outra, à segunda aplicação. Já as da Pfizer serão todas destinadas à primeira dose.
A carga restante da Pfizer, após retirado o quantitativo destinado aos idosos, será distribuída, junto às doses da CoronaVac, aos municípios que ainda não alcançaram a meta da campanha e possuem população a ser vacinada com primeira dose. Também serão entregues 38.960 unidades de CoronaVac e 61.992 de Pfizer para segunda dose, que estavam armazenadas pela SES.