O Brasil recebeu na noite desta quarta-feira (8), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), o 66º lote de vacinas contra a covid-19 da Pfizer. São 1.134.900 doses do imunizante que foram transportadas para o depósito do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).
A Pfizer deverá enviar 200 milhões de doses do imunizante ao país até o final de 2021, por meio de dois contratos de fornecimento da vacina. O primeiro, fechado com o Ministério da Saúde, em 19 de março, prevê a entrega de 100 milhões de doses até o final de setembro. Já o segundo, assinado em 14 de maio, prevê mais 100 milhões de doses entre outubro e dezembro.
De acordo com a Pfizer, estão previstas as chegadas de mais seis lotes até o próximo dia 12, quando deverão ter sido entregues ao governo brasileiro cerca de 72 milhões de doses. Segundo o Ministério da Saúde, até agora, foram repassadas aos Estados e Distrito Federal aproximadamente 59 milhões de doses da vacina da Pfizer.
O imunizante é o único autorizado para uso em adolescentes no país e também deve ser o carro-chefe da dose de reforço que será aplicada em idosos acima de 70 anos e pessoas com a imunidade comprometida. Essa nova fase se inicia no próximo dia 15.