Popular entre adolescentes e jovens, o TikTok é terreno fértil para a multiplicação de desafios de todos os tipos. Recentemente, a febre tem sido mostrar vídeos de “antes e depois” do uso do medicamento Roacutan, normalmente usado para o tratamento de acne severa. Os usuários da rede social, porém, têm citado outro efeito do remédio: ele afinaria o nariz. Especialistas afirmam, porém, que esta é apenas uma impressão.
O Roacutan é feito da substância isotretinoína. Derivada da vitamina A, ela acelera a renovação celular e causa a atrofia das glândulas sebáceas, explica a dermatologista Analupe Webber, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Sul. A redução da produção de gordura causa um afinamento na pele, e não no nariz.
— Pode dar a impressão de que o nariz fica mais fino, mas não, o Roacutan dá a aparência de que a pele é mais fininha. Pacientes que têm os poros muito abertos podem notar mais — relata a médica.
Para ser adquirido, o medicamento precisa de prescrição, feita em uma classe de receituário especial que, normalmente, apenas dermatologistas têm. A dose costuma ser definida com base no peso do paciente. Há uma série de contraindicações e efeitos colaterais possíveis relacionados ao Roacutan, o que exige acompanhamento médico e exames antes, durante e após o tratamento.
— Para a acne severa, é uma medicação usada há muitos anos e que apresenta excelentes resultados. Porém, como ele atrofia a glândula sebácea, causa o ressecamento na pele e nas mucosas, então o paciente pode ficar com um ressecamento intenso nos olhos, nos lábios e na vagina, por exemplo — cita Analupe.
O efeito de “lábios rachados”, que normalmente ocorre no inverno, é uma das reações mais comuns ao uso da medicação. Entretanto, há efeitos colaterais bem mais perigosos associados ao Roacutan, como problemas hepáticos e aumento no colesterol. O principal efeito, porém, é o teratogênico – se uma mulher que toma o remédio engravida, o feto pode ter malformação congênita. Por isso, a prescrição para mulheres em idade fértil costuma ser feita apenas quando ela usa contraceptivos. Nos casos em que a droga é receitada, a paciente assina um termo de consentimento de que está ciente desse risco.
Alerta aos pais
Segundo a dermatologista, o Roacutan muitas vezes é indicado para pacientes que já tentaram outros tratamentos tópicos antes, como pomadas, por exemplo, que não mostraram boa eficácia. Para além da acne severa, eventualmente o medicamento é prescrito para casos de rosácea rinofima ou outra situação que demande uma melhora estética nos poros. A dose para esses quadros, porém, é bem menor e, mesmo assim, exige acompanhamento médico, uma vez que a chance de efeitos colaterais se mantém.
Quando o paciente é adolescente, é necessário que os pais ou responsáveis estejam cientes do tratamento. Não há registro de efeitos colaterais específicos para essa faixa etária, as reações são as mesmas ocorridas entre adultos. No entanto, José Paulo Ferreira, que é diretor executivo da Sociedade Brasileira de Pediatria, alerta para os riscos para a saúde dessas “febres” surgidas em redes sociais.
— Medicamentos como o Roacutan são importantes, mas precisam ter o acompanhamento médico adequado. Porém, no momento em que surgem esses desafios no TikTok, os usuários compram o remédio na internet e fazem o uso sozinhos, por baixo dos panos, o que é um grande risco, porque se o paciente tem mais sensibilidade, um problema no rim, por exemplo, pode até morrer — observa o pediatra.
Segundo Ferreira, os desafios nas redes sociais, que, eventualmente, podem gerar perigos à saúde, aumentaram durante a pandemia. O próprio médico teve um paciente que participou, sem os pais saberem, de um desafio que envolvia inalar gás de isqueiros e acabou morrendo.
— Os pais têm que ficar de olho nos seus filhos, porque esses desafios trazem riscos. O próprio nome já diz: se é um desafio, está testando limites — pontua o especialista.
Como, normalmente, os adolescentes não contam aos pais quando participam dos desafios, a dica de Ferreira é prestar atenção ao comportamento deles. Mudanças de humor, como agressividade e depressão, ou de hábitos, como passar a ficar muito tempo dentro do quarto, podem ser indicativos de que algo diferente está acontecendo.