Falar de livros pode envolver gritaria, receitas culinárias e dancinhas. Pelo menos é assim no TikTok, plataforma de vídeos criativos que vem influenciando as mais diferentes redes sociais.
Nos Estados Unidos, os booktokers, como são chamados os influenciadores especializados no segmento, já são prestigiados por editores e livreiros. Grandes editoras reservam cotas de publicidade para eles, e a rede livreira Barnes & Noble inaugurou seções intituladas BookTok em suas lojas físicas, para expor as últimas indicações dos grandes perfis.
Tanta valorização não é à toa. Com vídeos de 15 a 60 segundos, alguns booktokers já conseguiram reinserir nas listas de best-sellers livros lançados há mais de cinco anos. A novidade que esses jovens leitores trazem não está apenas no formato em vídeo, que já vinha sendo explorado no YouTube. Sem pudor de demonstrar as emoções suscitadas pela leitura, esses influenciadores cruzam a fronteira da leitura distanciada das resenhas e do meio acadêmico. O resultado são vídeos com intensidade apaixonada: há quem exiba as lágrimas diante da câmera após uma leitura impactante ou comece a gritar com os personagens até atirar o livro contra a parede. Dessa forma, obtêm índices altos de seguidores e de engajamento.
No Brasil, os booktokers ainda são uma comunidade em crescimento, mas que demonstra alto potencial. Tiago Valente mantém mais de 280 mil seguidores em seu perfil @otiagovalente. Aos 23 anos, foi o pioneiro nesse quesito, produzindo conteúdo desde o início do ano passado. Ele conta que, ao iniciar seu trabalho, as editoras tinham resistência em aceitá-lo em programas de parcerias, que costumam enviar livros de cortesia para influenciadores.
— Tentei me inscrever em diferentes parcerias, mas fui negado em muitas. As primeiras que acreditaram em mim foram a Novo Século e a Globo Livros. Depois que meu canal começou a crescer, as outras começaram a vir atrás e me enviar livros — lembra Tiago.
O influenciador é também escritor e está prestes a lançar seu primeiro romance, O Conselheiro, pela Burn Books. Ele conta que atualmente se sustenta com o trabalho na rede social:
— Ainda é muito difícil ter publicidade das editoras. Estou conseguindo me sustentar só com isso agora, mas é mais frequente ter marcas interessadas de outros segmentos patrocinando esses vídeos, como educação e serviços de assinatura, por exemplo.
Com o crescimento do Tik Tok, outras plataformas têm desenvolvido alternativas para vídeos criativos. O Instagram criou a aba Reels, com funcionalidades distintas e índices altos de alcance de usuários, para motivar os criadores de conteúdo a usá-las. Para Tiago, que tem menos de 8 mil seguidores no Instagram — índice bem mais baixo do que no TikTok —, quem quiser seguir falando sobre livros no futuro precisará se adaptar às novas tecnologias:
— Quero encontrar cada vez mais formas de conectar as pessoas aos livros e incentivar a leitura, seja no TikTok ou em outras redes que surgirem.
Cinco perfis para conhecer os booktokers
Tiago Valente
Pioneiro do segmento no Brasil, produz conteúdo sobre livros desde o início do ano passado. Apaixonado por literatura young adult e policial, Tiago também tem formação de ator. Em seus vídeos, apresenta resumos bem-humorados, curiosidades e receitas culinárias de pratos citados em livros conhecidos. Perfil: tiktok.com/@otiagovalente
Ivana M. Amaral
Ivana descreve em seu perfil que trata de “livros, resenhas e dancinhas esporádicas". Além de tudo isso, a influenciadora faz muito sucesso com suas listas, como “Cinco thrillers que vão além da investigação”, “Quatro livros para se conectar com a natureza” ou “Quatro livros que reforçam a união das mulheres”. Perfil: tiktok.com/@ivanamamaral
Myreia Liduario
Com foco nos livros de fantasia, comenta e traz novidades do gênero que saíram ou estão prestes a sair no Brasil. Com muito humor, Myreia também compara diferentes séries, analisa personagens, abre caixas de recebidos de surpresa e compartilha como foram suas últimas experiências de leitura. Perfil: tiktok.com/@myreialiduario
Nanna Sanches
Nanna concilia resenhas de best-sellers internacionais de diferentes gêneros com a apresentação de livros nacionais de autores que estão em início de carreira. Também tem listas divertidas, como “Três livros nacionais para você perder a birra” e comentários engraçados sobre hábitos de leitura. Perfil: tiktok.com/@livraneios
Jéssica Martins
Jéssica Martins não perde a oportunidade de falar sobre livros new adult e young adult — se você não sabe diferenciar esses gêneros, corra lá para o perfil dela que tem a explicação. Também não faltam indicações de leituras de romances eróticos, com listas como “Livros hots com capa discreta” e “Livros hots com CEO”. Perfil: tiktok.com/@jess.martinss