Lançado em abril deste ano, o projeto Acolhendo Idosos na Pandemia oferece atendimento psicológico gratuito para pessoas acima dos 60 anos com sinais de ansiedade, depressão ou uso excessivo de álcool. A iniciativa tem abrangência nacional e é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Santa Casa de Misericórdia.
Os atendimentos são realizados por telefone, mediante ligação gratuita para o número 0800-760-5151. De acordo com a professora Analuiza Camozzato, chefe do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa e coordenadora do projeto, qualquer idoso que estiver se sentindo triste, sozinho, nervoso ou achar que está bebendo mais e que precisa de ajuda pode entrar em contato. O serviço está disponível todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 19h.
Analuiza explica que, no primeiro contato, a pessoa responderá a algumas perguntas feitas por pesquisadores e alunos da universidade, a fim de avaliar se ela realmente apresenta um quadro depressivo ou ansioso e/ou problemas com o uso de álcool. Se o idoso tiver algum desses sintomas, passará a receber atendimento por telefone com médicos psiquiatras e psicólogos formados e treinados para atender esse tipo de demanda.
As sessões de psicoterapia iniciam em até dois dias depois da primeira ligação, salienta a professora. No total, são oferecidas quatro consultas, que ocorrem uma vez por semana e têm duração de 30 a 40 minutos. Após o término dos atendimentos, é realizada uma nova avaliação para verificar a efetividade do tratamento.
— Acredito que estamos oferecendo um importante serviço para a população. Continuamos abertos para novos atendimentos, pois temos certeza de que ainda há muitas pessoas acima dos 60 anos que estão precisando de suporte psicológico — destaca Analuzia.
O projeto conta com uma equipe multidisciplinar com mais de 40 profissionais envolvidos, com supervisão permanente de professores da UFCSPA.