O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, confirmou mais duas mortes decorrentes do surto de coronavírus detectado na instituição na semana passada. De acordo com atualização divulgada na manhã deste sábado (14), subiu de sete para nove o número de óbitos. A quantidade de casos positivos também teve alta, passando de 102 para 107, sendo 33 em profissionais de saúde e 74 em pacientes internados.
As duas novas vítimas fatais são mulheres, de 68 e 81 anos, ambas com comorbidades graves. As duas estavam com o esquema vacinal completo contra o coronavírus.
Do total de pacientes infectados, 49 estão internados em leitos de enfermaria, enquanto seis precisaram ser transferidos para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Dez já receberam alta.
No grupo dos funcionários, um está hospitalizado. Os 33 testes positivos para covid-19 se referem a 17 técnicos de enfermagem, 11 auxiliares de higienização, dois profissionais da área de nutrição, dois estagiários e um médico. Três deles já retornaram ao trabalho e 28 permanecem em isolamento domiciliar.
Considera-se que o surto tenha sido provocado pela variante Delta, mais transmissível e detectada inicialmente na Índia. Amostras de exames coletados no hospital passaram por sequenciamento genômico parcial no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), que aguarda a análise final da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.