A confirmação de um segundo surto de covid-19 em unidades hospitalares de Porto Alegre acendeu a luz amarela em outras instituições. No Hospital Conceição, onde quatro pacientes infectados morreram, a administração determinou avanço nos procedimentos sanitários, como utilização de máscaras do modelo N95 para todos os trabalhadores da área assistencial. Já no Clínicas, após um surto em uma área administrativa, novas medidas serão analisadas. Ainda não há confirmação, mas a suspeita é de que alguns dos casos possam ser da variante Delta do coronavírus.
O Mãe de Deus informou nesta quarta-feira (11) que vai aumentar a frequência das reuniões do Comitê Covid-19, que estavam sendo realizadas em menor número em razão da melhoria nos indicadores. O Complexo Hospitalar da Santa Casa afirmou que desde segunda-feira (9) suspendeu a visita a pacientes. O Hospital São Lucas da PUCRS disse que tem reuniões periódicas para adotar novas medidas, mas ainda não modificou os processos.
Já os demais hospitais de Porto Alegre ainda não registraram alterações nos quadros de infectados, entre pacientes e funcionários, em áreas consideradas limpas (onde não é feito o atendimento a pacientes com covid-19).
Hospital de Clínicas
Após confirmar o surto de covid-19 em funcionários do setor administrativo, o Hospital de Clínicas informou que o serviço remoto foi implementado para atividades consideradas não essenciais. Além disso, na manhã desta quinta-feira (12), acontece reunião do grupo de enfrentamento ao coronavírus da instituição, onde será avaliado o cenário e as medidas adotadas. O Clínicas afirmou ainda que não houve casos de contaminação nas áreas consideradas assistenciais.
Santa Casa de Misericórdia
A administração do Complexo Hospitalar Santa Casa não alterou os protocolos desde o início da semana. Entretanto, na segunda-feira (9), houve a proibição das visitas. O número de infectados não sofreu mudanças, e a administração reforçou que segue adotando medidas e protocolos com intuito de evitar contágios. As cirurgias eletivas estão ocorrendo normalmente, mas o acompanhamento de pacientes é analisado caso a caso.
Hospital Conceição
O Gabinete de Crise do Hospital Conceição deliberou novas medidas a serem seguidas por funcionários para evitar o contágio e uma disseminação do surto de covid-19 que atinge a instituição. Conforme o diretor-técnico Francisco Paz, os trabalhadores de todos os setores de assistência deverão utilizar máscaras do modelo N95. Até então, somente profissionais que atuavam com pacientes diagnosticados ou com suspeita de covid-19 precisavam usar esse equipamento — em outros setores, os trabalhadores utilizavam máscaras cirúrgicas.
Além disso, a instituição determinou que todos os pacientes que passarão por cirurgia deverão realizar coleta residual durante o período pré-operatório. Também foram alteradas regras para uso de elevadores — anteriormente, o limite de tripulantes era o máximo permitido pelo elevador, agora somente quatro pessoas podem utilizar ao mesmo tempo o transporte. Cirurgias eletivas e exames ambulatoriais estão suspensos. Houve ainda reforço com as equipes de saúde sobre a importância dos EPIs.
Hospital Moinhos de Vento
O Hospital Moinhos de Vento mantem as medidas de segurança e protocolo adotadas desde março do ano passado, como restrição de circulação, limitação de público em elevadores e áreas comuns e fluxos individualizados para pacientes com sintomas gripais. Desde de março do ano passado, não houve visitas em nenhum momento em alguns setores.
Hospital Divina Providência
A administração do Hospital Divina Providência informou que já trabalha com fluxos distintos entre profissionais que atuam em áreas de atendimento a pacientes com covid-19 e outros setores. Não houve alteração em dados sobre pessoas infectadas nos últimos dias. Em razão disso, o hospital segue realizando as cirurgias eletivas, com controle do acesso de acompanhantes e visitantes, mas sem suspensão de atividades.
Hospital Ernesto Dornelles
Os protocolos de segurança, segundo o Hospital Ernesto Dornelles, não foram alterados nos últimos dias. A entidade reforçou que seguem as restrições a visitas de pacientes e que o uso das máscaras do modelo N95 para atendimento a pacientes covid-19 é obrigatório.
Mãe de Deus
Em nota, o Hospital Mãe de Deus informou que nesta quarta-feira foram retomadas as atividades do comitê covid-19 em todas as unidades de saúde da instituição. Apesar disso, não houve alteração no fluxo de visitas e atendimentos. Em algumas áreas, as visitações estão suspensas desde fevereiro. A intenção era reavaliar a flexibilização dos visitantes ao final de agosto, o que poderá ser alterado em função da situação em outros hospitais.
Hospital São Lucas da PUCRS
A equipe de comunicação do Hospital São Lucas informou que a direção da instituição está mantendo reuniões e deliberando sobre medidas a serem tomadas a partir do cenário que se apresenta na cidade. Entretanto, não houve alteração nos protocolos nos últimos dias, após a confirmação de surto em outras instituições.