O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, confirmou que o total de contaminados pelo surto de coronavírus na instituição chega a 89 pessoas. O número de mortes também aumentou e, até as 11h desta quinta-feira (12), eram cinco — todos pacientes.
No boletim divulgado no final desta manhã pela casa de saúde, constam 66 pacientes contaminados, afetando 13 áreas: 44 estão em leitos de enfermaria e outros sete em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dez já receberam alta e cinco morreram.
A última morte foi de um homem, de 77 anos, morador de Viamão, que tinha doença pulmonar crônica. No dia 21 de julho, ele foi rastreado e testou negativo para a covid-19. Em 6 de agosto, em nova testagem, o exame acusou positivo para a doença.
A quantidade de trabalhadores contaminados também cresceu, chegando a 23 — na quarta (11), eram 19 — e afetando seis áreas da instituição. Um colaborador teve alta hospitalar, 20 estão em isolamento domiciliar e dois já retornaram ao trabalho. De acordo com o levantamento da casa de saúde, 10 profissionais são auxiliares/técnicos de higienização, 12 são auxiliares/técnicos de enfermagem e um da nutrição.
Embora se acredite que a situação tenha relação com a variante Delta, originária na Índia, os resultados das amostras enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda não saíram. Para conter a situação, a direção do hospital também suspendeu por 30 dias a entrada de visitantes.