Com avanço da variante Delta, a cidade do Rio de Janeiro anunciou que começará a aplicar a terceira dose da vacina contra covid-19 em idosos a partir de 1º setembro. A Secretaria Municipal de Saúde também confirmou que inicia nesta quinta-feira (26) a imunização de adolescentes com 17 anos e sem comorbidades.
O Ministério da Saúde tem afirmado que o grupo de 12 a 17 anos em geral deverá ser vacinado somente após toda população com mais de 18 anos receber ao menos uma dose. Distrito Federal e Macapá (AP), entretanto, já iniciaram a imunização do grupo e São Paulo deverá começar a aplicação em quem tem idade entre 15 e 17 anos na próxima segunda-feira. O Rio Grande do Sul ainda não tem previsão.
Alguns defendem que o reforço "é pra ontem", mas outros dizem que é importante completar o esquema vacinal do maior número de população. Nesta quarta-feira (25), o Ministro da Saúde confirmou a aplicação de uma dose reforço para idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos (pessoas que têm o sistema imunológico comprometido). A ação começa em 15 de setembro.
No Rio de Janeiro, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o aplicação da dose de reforço comerá em pessoas a partir de 60 anos e que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. Inicialmente, serão atendidos idosos que estão em instituições de longa permanência, como asilos e casas de repouso.
A vacinação será feita com doses das vacinas Pfizer ou AstraZeneca, independentemente da vacina recebida pelo idoso nas duas doses anteriores. Ou seja, será feito intercambialidade vacinal, algo que ganha força em meio ao avanço da variante Delta e é estudado pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Rio Grande do Sul. Ainda há discussão sobre a segurança da medida.
O calendário de vacinação da dose de reforço será escalonado, como tem sido toda a vacinação contra covid-19, e a previsão é que se estenda até novembro.
Calendário adolescentes
Já a vacinação de adolescentes sem deficiência seguirá o seguinte calendário: meninas com 17 anos (dia 26), meninos com 17 anos (dia 27), repescagem para quem tem 17 anos ou mais (dia 28), meninas de 16 anos (dia 30), meninos de 16 anos (dia 31), repescagem para quem tem 16 anos ou mais (dia 1º de setembro), meninas de 15 anos (dia 2) e meninos de 15 anos (dia 3).