Conforme a campanha de imunização contra a covid-19 vai abrangendo novas faixas etárias, os pontos de vacinação de Porto Alegre experimentam filas cada vez maiores. Desde quarta-feira (7), a prefeitura aumentou de 14 para 20 o número de unidades de saúde vacinadoras, além dos drive-thrus que já faziam parte da campanha. Mesmo com esse reforço, as filas continuam a ser observadas na Capital.
Nesta quinta-feira (8), pessoas a partir dos 38 anos passaram a receber o imunizante, o que motivou, durante as primeiras horas da manhã, uma fila de veículos de aproximadamente dois quilômetros no drive-thru do Big do BarraShoppingSul. No Colégio Júlio de Castilhos, outra fila se estendeu por cerca de duas quadras. A alta procura pela vacina nesta semana, de acordo com a diretora de Atenção Primária em Saúde de Porto Alegre, Caroline Schirmer, também é motivada por indivíduos de grupos prioritários e de faixas etárias que já poderiam ter sido vacinadas anteriormente, mas que adiaram a ida ao posto para aguardar o momento em que determinada marca de imunizante estivesse sendo oferecida .
— Conforme baixa a faixa etária, o número de pessoas dentro dessa idade aumenta, é algo que sabemos com base no próprio IBGE. Soma-se a isso, esta semana, os chamados "sommeliers de vacina". Foi uma semana em que tivemos grande quantidade da vacina da Janssen (procurada por necessitar de uma só dose), e muitas pessoas de 60, 50 anos, e de outros grupos, vieram receber a aplicação só agora — explica Caroline.
Com a expectativa de que as filas sejam cada vez maiores conforme mais faixas etárias forem incluídas na campanha, a reportagem questionou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) quanto às estratégias que poderão ser adotadas para que logística de imunização da população flua melhor.
De acordo com a diretora, o aprimoramento do aplicativo 156+POA, ferramenta para o agendamento de vacinação contra o coronavírus na Capital, é uma das saídas para reduzir o tamanho das filas. Desde o final de junho, o app está disponível somente para Android, mas a expectativa é de que a partir de sexta-feira (9) a versão para iOS já esteja pronta para ser disponibilizada.
— Quando conseguirmos o aplicativo para iOS, a ideia é liberar a ferramenta para mais unidades de saúde. Hoje, são três unidades de saúde disponíveis para agendamento pelo app, no horário da noite, das 18h às 21h, de segunda a sexta. O aplicativo dá um conforto maior ao público, que não precisa ficar em filas de espera — afima Caroline.
A prefeitura adotou duas outras ações para tentar atender a população com mais agilidade: levar a vacinação para dentro do Colégio Júlio de Castilhos e tornar híbrido o drive-thru do Big do BarraShoppingSul.
— O drive-thru híbrido do Barra vacinou na quarta-feira 1,6 mil pessoas a pé e 1,4 mil de carro. Esse número é bom, também, porque o drive acaba funcionando de forma mais ágil do que as unidades de saúde. Esse formato será mantido nesse drive — explica Caroline
Segundo a diretora, a abertura de novos pontos de vacinação, nesta semana, se deu somente porque o município recebera, na última sexta feira, montante importante de novas doses de imunizantes contra o coronavírus, mas, quando há poucas doses, a SMS entende que não vale a pena deixar quantidades pequenas de imunizantes em diversos pontos, em vez de concentrá-las em menos postos.
— Uma questão que eu enfatizo é que temos 132 unidades que vacinam em Porto Alegre. Então, se tivéssemos mais doses, conseguiríamos colocá-las à disposição em todas as unidades, e, assim, as filas iriam diminuir, pois a população se espalharia mais. Mas enfrentamos sempre essa dificuldade (de não ter sempre muitas doses) — conclui Caroline.