Iniciada em abril e prorrogada há duas semanas, a campanha de vacinação contra a gripe ainda não atingiu a meta estabelecida no Rio Grande do Sul. Desde o começo da imunização até quarta-feira (21), apenas 55,9% dos públicos-alvos (veja a lista abaixo) foram vacinados no Estado — número bem abaixo da meta prevista pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.
Dos 5 milhões de gaúchos aguardados, somente 3,2 milhões procuraram os postos de saúde. Um dos motivos apontados para a baixa adesão é a corrida pela vacina contra a covid-19.
No entanto, as autoridades de saúde alertam sobre a importância da imunização contra o vírus Influenza: sintomas gripais podem ser confundidos com os do coronavírus, e a imunização facilita o diagnóstico dos pacientes. Lembrando que as vacinas da covid-19 e da gripe devem ser feitas com um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), os municípios foram orientados a manter a vacinação, garantindo o quantitativo necessário para os grupos prioritários, mas liberando as doses remanescentes para o público em geral. Ao todo, o Estado recebeu 5.032.390 doses, cerca de 24 mil a mais do que o total estimado dos públicos-alvos.
Desde que Porto Alegre liberou a vacina da gripe à população em geral, em 6 de julho, 53,5 mil pessoas que não integram nenhum dos grupos prioritários já foram imunizadas no município. No mesmo período, a Capital conseguiu alcançar 117% de idosos vacinados — o tamanho do público-alvo é feito por estimativa, por isso há um número maior de imunizados neste grupo.
Levantamento da reportagem de GZH, a partir dos dados do painel Influenza do Ministério da Saúde, mostra que apenas 26 municípios gaúchos atingiram ou superaram a meta de vacinação contra a gripe em idosos. Anta Gorda, no Vale do Taquari, lidera o ranking, com 186,8%. Na ponta de baixo da tabela está São José dos Ausentes, na Serra, com apenas 8,5% dos idosos imunizados.
Os dados também apontam que 157 municípios conseguiram atender ao preconizado pelo governo federal e imunizaram 90% ou mais das crianças. Lagoa dos Três Cantos, Morrinhos do Sul, São João do Polêsine, Salvador das Missões, Nova Boa Vista, Monte Belo do Sul, Vila Flores, Victor Graeff, Caiçara e São Martinho lideram a lista. Na ponta de baixo aparece Charrua, com 15,5% deste grupo vacinado.
Os públicos-alvos da campanha:
- Crianças
- Adolescentes em medida socioeducativa
- Caminhoneiros
- Comorbidades
- Forças Armadas
- Forças de Salvamento e Segurança
- Funcionários do sistema prisional
- Gestantes
- Idosos
- Pessoas com Deficiência
- Pessoas privadas de liberdade
- Indígenas
- Professores
- Puérperas
- Trabalhadores do transporte
- Trabalhadores da saúde
- Trabalhadores portuários