A prefeitura de Balneário Pinhal, no Litoral Norte gaúcho, começou nesta sexta-feira (16) a vacinar contra a covid-19 pessoas com 18 anos ou mais, sem comorbidade. O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e a Secretaria Estadual de Educação (SES) não souberam informar se este é o primeiro município a alcançar a faixa etária mínima do público geral no Rio Grande do Sul. No sábado (17), a cidade de Santana do Livramento também passa a abranger essa faixa etária, com cerca de 15 mil doses disponíveis.
Em Pinhal, a imunização ocorrerá das 13h às 20h, no ginásio da Escola Calil. Com pouco mais de 14 mil habitantes, Balneário Pinhal terá 500 doses disponíveis. Também serão oferecidas segundas doses
A passagem para a faixa etária de 18 anos ou mais representa um salto de 12 anos desde o último mutirão de aplicação de primeiras doses. Na quinta-feira da semana passada (8), começaram a ser imunizadas pessoas com 30 anos ou mais.
Márcia Rosane Tedesco de Oliveira, prefeita de Balneário Pinhal, relata que as primeiras doses ficaram disponíveis para pessoas a partir dos 30 anos ao longo da semana, mas a procura foi muito baixa. Por isso, resolveu ampliar a faixa etária.
— O importante é não deixar a vacina parada. Estamos bem preocupados, porque somos um município turístico e nossa praia é a mais próxima de Porto Alegre, então muita gente veio morar aqui — pontua Márcia.
Já foram aplicadas 8,4 mil primeiras doses no município e 3,3 mil segundas doses. A expectativa da prefeita é de que até 800 pessoas sejam vacinadas nesta sexta, sendo 500 com a primeira dose e 300 com a segunda.
Quem não puder fazer a imunização nesta sexta pode buscar a dose ao longo da semana, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) João Geraldo Paulino, em Magistério, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. A prefeitura solicita que quem for se vacinar leve 1kg de alimento não perecível, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.
Santana do Livramento
A partir de sábado (17), a prefeitura de Santana do Livramento estenderá sua campanha de vacinação contra a covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais. Pelas redes sociais, o município convocou a população a comparecer, das 8h30min às 17h, em 11 postos de vacinação, UBS PAM, ESF Armour, ESF Tabatinga, ESF Vila Real, ESF Caic, ESF Divisa, ESF Prado, ESF Santa Rosa, ESF Simón Bolívar, ESF Rural/Dorothy Stang e na Unidade Sanitária.
A vacinação contra o coronavírus, que já estava abrangendo a faixa etária de 25 anos até a última terça-feira (13), avançará ainda mais no município por dois fatores principais, segundo informa a coordenadora de imunizações da prefeitura de Santana do Livramento, Raquel Gadret Levy: porque parte da população já pôde receber sua dose no município vizinho de Rivera, no Uruguai, e também por causa das novas doses que serão recebidas nesta sexta-feira, após o Ministério da Saúde determinar envio especial de imunizantes a cidades brasileiras que fazem fronteira com outros países. A medida é uma estratégia para tentar conter o avanço de variantes do coronavírus.
— Receberemos cerca de 15 mil doses de Oxford/AstraZeneca por causa desse reconhecimento do ministério. É um grande avanço, pois conseguiremos vacinar praticamente toda a população adulta com a primeira dose, e em um momento de preocupação com a variante Delta — afirma Raquel.