A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou no início da tarde desta quinta-feira (24) a planilha de distribuição das três remessas de vacinas contra a covid-19 recebidas na mesma data. A partir desta sexta-feira (25), os municípios gaúchos receberão, proporcionalmente, 91,8 mil doses do imunizante da Janssen, 97,6 mil CoronaVac e 147,4 da Pfizer.
Porto Alegre e Caxias do Sul são as duas cidades que receberão a maior quantidade de vacinas contra a covid-19. A Capital ficará com 16.220 doses da Janssen, 17.110 da CoronaVac e 17.742 da Pfizer, totalizando 51.072 doses.
O município da Serra, por sua vez, receberá 3.030 doses da Janssen, 3.360 da CoronaVac e 6.024 da Pfizer, somando 12.414 doses. Canoas, Pelotas e Rio Grande recebem, nesta ordem, os terceiros maiores lotes de imunizantes da Janssen, CoronaVac e Pfizer.
O carregamento de 195,6 mil doses de CoronaVac, recebido na manhã desta quinta, não será distribuído em sua totalidade. Desta vez, o governo gaúcho decidiu entregar às prefeituras apenas metade do lote, reservando o restante na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para a segunda aplicação. As ampolas da Pfizer e da Janssen serão todas para primeira dose.
Conforme determinou a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em reunião na noite de quarta-feira (23), os imunizantes serão destinados ao avanço da campanha de vacinação por idade, mas também vão contemplar população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e trabalhadores da educação em municípios que ainda precisam de doses para esses grupos.