Está marcada para sexta-feira (25), a distribuição das novas doses de imunizantes contra a covid-19 que devem chegar ao Rio Grande do Sul na quinta-feira (24). Está programada para as 6h10min, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, a chegada de 195.600 doses de CoronaVac e 91.800 doses da Janssen — o primeiro lote desse imunizante enviado ao Estado. Há também 147.420 doses da Pfizer, vindas em voo com aterrissagem prevista para as 14h. Ao todo, as três remessas superam 434,8 mil doses.
Conforme determinou a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em reunião na noite dessa quarta-feira (23), os imunizantes serão destinados ao avanço da campanha de vacinação por idade, mas também vão contemplar população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e trabalhadores da educação em municípios que ainda precisam de doses para esses grupos.
Metade do lote de CoronaVac será entregue para que prefeituras as utilizem na aplicações de primeiras doses e a outra metade ficará reservada na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para a segunda aplicação. Já as ampolas da Pfizer e da Janssen serão todas para primeira dose.
Como as vacinas da Janssen são de dose única, o portal de vacinação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) — que informa o quantitativo de primeiras e segundas doses já aplicadas —ganhará um novo campo, dedicado aos dados sobre a aplicação de imunizantes de dose única.
Segundas doses em atraso
Na última sexta-feira (18), a SES distribuiu um lote de 111,4 mil doses de CoronaVac, que haviam chegado ao Estado no mesmo dia. Aquele carregamento foi destinado exclusivamente à aplicação de segundas doses que estavam em atraso. De acordo com levantamento do governo gaúcho, o lote seria suficiente para zerar a fila de indivíduos que ainda precisavam completar seu esquema vacinal com o imunizante.
Prefeituras como a de Porto Alegre, no entanto, apontaram ter um quantitativo maior em atraso do que a contagem estadual. Segundo informa a SES, um novo balanço de doses faltantes desse imunizante será produzido pela pasta na próxima semana.