O Rio Grande do Sul recebeu, por volta das 10h desta sexta-feira (18), um carregamento com 110,2 mil doses de CoronaVac. A vacina contra covid-19 produzida pelo Instituto Butantan será destinada exclusivamente à aplicação das segundas doses que estão em atraso, segundo o governo gaúcho.
A previsão do Estado é zerar a fila de espera, apesar de haver divergência nos números. Municípios como Porto Alegre afirmam ter um quantitativo maior em atraso do que a contagem estadual.
A distribuição do novo lote ocorrerá a partir das 14h, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na Capital.
Porto Alegre já anunciou que fará, no sábado (19), um mutirão para o público que tomou apenas uma dose da CoronaVac. De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde do município, Fernando Ritter, haverá tanto drive-thru quanto atendimento nas unidades de saúde.
Não está definido se haverá atendimento para primeiras doses na Capital no fim de semana. Nesta sexta, a vacinação na cidade segue para o público a partir dos 51 anos fora dos grupos prioritários.
Novo Hamburgo também vai vacinar no sábado as pessoas que aguardam a segunda dose da CoronaVac, nos pavilhões da FNAC e na prefeitura.