O governo estadual divulgou, na manhã desta quinta-feira (24), um novo calendário, mais detalhado, com a previsão para a vacinação contra a covid-19 das próximas faixas etárias no Rio Grande do Sul.
Toda a população adulta deve receber a primeira dose, conforme Eduardo Leite, até 20 de setembro (confira abaixo). A estimativa para a imunização completa (com duas doses, no caso dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, e uma, para a Janssen) continua sendo o mês de dezembro.
— Se o Ministério da Saúde continuar encaminhando as doses previstas mensalmente, em torno de 2,2 milhões de doses, o que vem sendo cumprido, nós talvez até possamos dar maior cobertura vacinal —comentou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que participou da entrevista coletiva do governador.
Quanto à inclusão de adolescentes entre 12 e 17 anos, grupo para o qual a vacina da Pfizer já recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Arita informou que aguarda o aval do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde para poder avançar.
— A expectativa é que se completem os demais grupos para começar o dos adolescentes. O Rio Grande do Sul está pleiteando que liberem a vacina para adolescentes com comorbidades, mas não temos ainda essa orientação técnica definitiva — ressaltou a secretária.
Calendário da vacinação
Previsão de aplicação da primeira dose contra a covid-19 no RS
- 22 a 30 de junho: 59 a 50 anos
- 1º a 15 de julho: 49 a 45 anos
- 16 a 31 de julho: 44 a 40 anos
- 1º a 15 de agosto: 39 a 35 anos
- 16 a 31 de agosto: 34 a 28 anos
- 1º a 20 de setembro: 27 a 18 anos