Junho de 2021 chega ao fim com a marca de quarto mês mais letal da pandemia no Rio Grande do Sul. Até esta quarta-feira (30), o Estado contabilizava 2.577 mortes pela doença nos últimos 30 dias, incluído o boletim mais atual divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta tarde.
O total de óbitos por covid-19 em junho só perde para os três meses anteriores. Em março, foi registrado o recorde, com 8.392 óbitos por covid-19.
O número de vítimas de junho ainda deve crescer nas próximas semanas, uma vez que parte dos óbitos entra no sistema com atraso. A série histórica é atualizada diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), e os dados estão disponíveis no painel do coronavírus do governo do Estado.
Com os óbitos já confirmados para junho, o mês tem média diária de 85,9 mortes pela doença.
O número de mortes é o dado mais tardio de monitoramento da pandemia, conforme vêm explicando epidemiologistas a GZH. Primeiro ocorre o aumento de casos confirmados e de internações clínicas. Um tempo depois, aumentam as internações em UTIs. Passado mais um período, a piora se reflete no indicador de mortes.