Do lote de 1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech que chega nesta quinta-feira (29) ao Brasil, 32.760 serão destinadas ao Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a remessa chega a Porto Alegre entre segunda (3) e terça-feira (4).
Como a vacina da Pfizer demanda esquema especial de refrigeração, com armazenamento em temperaturas congelantes, todas as doses serão usadas em Porto Alegre — é uma orientação do Ministério da Saúde, que entende que as capitais possuem estrutura mais adequada para conservação do imunizante.
Segundo a SES, esse primeiro lote da vacina da Pfizer será inteiramente destinado à primeira aplicação, sem reservas para a segunda. O intervalo entre doses da Pfizer é de 21 dias. Não há previsão de quando chegará uma nova remessa ao Estado.
A carga de 1 milhão de unidades que chega nesta quinta-feira, por volta das 19h, a Campinas, no interior de São Paulo, é apenas uma fração das 100 milhões que o governo federal negociou com a farmacêutica. Há tratativas para adquirir outros 100 milhões, que podem reforçar a imunização em 2022.
A vacina da Pfizer foi a primeira a obter da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o registro definitivo para uso no Brasil — antes mesmo de o governo federal conseguir fechar contrato de compra. Somada aos imunizantes CoronaVac e o de Oxford/AstraZeneca, o país terá três vacinas contra a covid-19 para aplicar na população.