O governo de Santa Catarina confirmou, nesta quinta-feira (11), o primeiro caso de paciente de covid-19 infectado pela nova linhagem da doença descoberta em Manaus (AM) e conhecida como P.1.
Essa cepa, até o momento não identificada no Rio Grande do Sul, é associada a uma maior capacidade de infecção e ao surto que voltou a superlotar hospitais no Amazonas nas últimas semanas.
O exame realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, detectou a P.1 em um morador de Joinville, no norte catarinense, que esteve em Manaus no começo deste ano e foi diagnosticado com coronavírus no dia 16 de janeiro.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, conforme o portal NSC, solicitou informações à prefeitura de Joinville sobre o estado de saúde do paciente e sobre a situação de pessoas que tiveram contato com ele e foram monitoradas.
GZH confirmou com a secretaria catarinense o registro do primeiro paciente com essa variação. A assessoria de comunicação da pasta informou que o governo daquele Estado lançaria uma nota com mais detalhes nas horas seguintes.
Até então, cinco casos suspeitos da nova linhagem do coronavírus haviam sido descartados em Santa Catarina, e 14 seguiam sob investigação. O governo catarinense afirma que não é possível, até o momento, relacionar a confirmação dessa cepa ao rápido aumento de hospitalizações em razão da pandemia no Oeste catarinense. Essa hipótese, porém, não é descartada.
O Rio Grande do Sul ainda não identificou oficialmente a P.1 em seu território. A cepa preponderante nos exames realizados desde o final do ano passado no Estado é a P.2. Ainda não há confirmação científica se essa variação preponderante hoje no Estado é também mais infecciosa ou escapa com mais facilidade de anticorpos do que outras formas do coronavírus. Estudos sobre isso seguem em andamento.
A linhagem de Manaus é uma das três que desperta maior preocupação na comunidade internacional atualmente pela maior facilidade de contágio já demonstrada. As outras duas têm origem no Reino Unido e na África do Sul.